Sem energia há uma semana, comunidade do Rio Gregório ameaça fechar BR-364

Isolada pela geografia e pela distância, a comunidade da Vila São Vicente, localizada na região do Rio Gregório, na BR-364, entre os municípios de Tarauacá e Cruzeiro do Sul, onde vivem mais de cem famílias, está há uma semana sem energia elétrica na região. Em consequência, as aulas estão suspensas porque não há como as bombas serem ligadas para puxar água e fazer a merenda escolar, os banheiros não podem ser utilizados pelos alunos e o calor, com a impossibilidade de ligação de um ventilador, torna-se insuportável, principalmente nas noites abafadas dos dias de setembro.

Mais de cem famílias vivem como no século passado: na mais completa escuridão e nenhuma explicação da empresa responsável/ Foto: Cedida

Fora da escola da localidade, o pequeno comércio da Vila também sofre com a falta de energia. Mercadorias congeladas – como frangos, peixes, sorvetes e outros produtos que carecem da energia para conservação – tudo foi apodrecido. E o mais grave é que, apesar das seguidas reclamações, à central de telefone da Energia, a empresa de distribuição de energia no Acre, que substituiu a extinta Eletroacre, simplesmente não atende.

Em Rio Branco, nem mesmo a central de telefone da empresa na OCA (Organização Central de Atendimento), cujo número de telefone é 32152-400, o número também não atende. As denúncias sobre a situação de abandono da comunidade, que pertenceria ao município de Tarauacá, são feitas por pessoas com acesso a telefone, mas até isso está ficando difícil, porque sem energia, não há como recarregar os aparelhos.

“Estamos correndo o risco de ficarmos como viviam nossos pais e avós, no século passado: isolados e na mais completa escuridão”, disse uma mulher da comunidade ao conseguiu alcançar o telefone do repórter. “Estamos pedindo socorro. Se não ajudarem, vamos mobilizar a comunidade de fechar a BR-364. É isso que querem?”, desafiou a mulher, identificada por Aparecida Silva, que disse ser uma líder comunitária local.

PUBLICIDADE