Nove de setembro é o Dia Mundial de Prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). A data visa conscientizar a população sobre os riscos do consumo de bebida alcoólica durante a gravidez. No Centro Universitário Uninorte o dia será marcado por palestras e mesa redonda com profissionais da saúde para debater o tema. O evento será no auditório do bloco E, a partir das 18h.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) a ingestão de álcool na gravidez pode acarretar danos à saúde do feto, como malformações congênitas de órgãos e sistemas.
Crianças com a SAF podem apresentar alterações faciais, microcefalia, atraso no crescimento, problemas na fala, audição, deficiência intelectual e podem ter dificuldades em se relacionar com outras pessoas.
O álcool, quando ingerido pela gestante, cruza a placenta e penetra no feto diretamente pelo cordão umbilical. Em cerca de uma hora a concentração de álcool no sangue do feto é a mesma encontrada na mãe. A SAF é uma doença congênita (de nascimento) que não tem cura, mas pode ser prevenida durante a gravidez.
A entrada no evento é gratuita e para participar é necessário realizar inscrição no link https://uninorteac.edu.br/eventos. Podem participar profissionais da saúde, estudantes e comunidade em geral interessa pelo assunto.
Serviço
Palestras e Mesa redonda sobre a Prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF)
Data: 9 de setembro;
Local: Auditório do bloco E – Centro Universitário Uninorte;
Horário: A partir das 18h;
Inscrições: https://uninorteac.edu.br/eventos;
Entrada gratuita.