Piadas sobre a existência do Acre e que fazem alusão ao ‘atraso’ do estado estão cada vez mais caindo por terra. Isso porque muitas das ações do estado estão virando destaque nacional. Após ter um aplicativo de título de eleitor eletrônico que foi aderido por todo o país, agora a justiça acreana se torna destaque por ter 100% dos processos no 1º e 2º Grau de jurisdição totalmente eletrônicos.
“O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) é destaque nacional. […] A informação foi divulgada no Relatório Justiça em Números de 2019, elaborado pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão responsável por controlar a eficiência e qualidade dos serviços jurisdicionais prestados pela Justiça brasileira”, comemora a instituição em release distribuído à imprensa.
Conforme o relatório, entre os 90 órgãos que integram o Poder Judiciário do Brasil, a Justiça acreana está entre os 11 tribunais que atingiram esse índice, a frente de estados como Rio de Janeiro e São Paulo. A instituição informa que esse dado representa a consolidação da informatização do TJAC, garantindo economia, sustentabilidade, celeridade, transparência e modernidade.