25 de abril de 2024

Acre é o estado menos competitivo do país em diversos fatores, diz pesquisa

O Ranking de Competitividade elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) mostrou a realidade dos estados brasileiros na avaliação de critérios como infraestrutura, solidez fiscal, sustentabilidade social, segurança pública, educação, eficiência da máquina, capital humano, sustentabilidade ambiental, potencial de mercado e inovação. No levantamento, o Acre ficou em último lugar, como o menos competitivo entre todos os estados do país, com 30,2 pontos. São Paulo assumiu o topo do ranking, com 87,4.

CLP/Reprodução

O Ranking de Competitividade dos Estados, idealizado pelo CLP em 2011, é uma ferramenta que buscva avaliar o desempenho dos governos estaduais e auxiliar os líderes públicos a diagnosticar e elencar prioridades de gestão. “Um dos alertas que o CLP faz para administradores públicos é de que um governo sem credibilidade fiscal e financeira promove retração dos investimentos e dos negócios privados, ocasionando queda na produção de produtos e serviços, além de aumento da inflação e do desemprego”, disse o jornalista Fernando Caixeta, ao analisar os dados.

De acordo com o mapa dos pilares, que mostra os números por setores no estado, as menores pontuações abarcam as áreas de Infraestrutura, Educação, Sustentabilidade Social, Inovação, Sustentabilidade Ambiental, Segurança Pública e Eficiência da Máquina Pública.

Pilares do Acre/Foto: Reprodução

A melhor pontuação em Segurança Pública foi registrada em 2017, quando o estado avançou a média nacional, chegando a 91.9. Em 2019, o segmento tem a marca de 48.0.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost