Ícone do site ContilNet Notícias

Acre registra segunda maior queda proporcional de pessoas mortas por policiais

Por THIAGO CABRAL, DO CONTILNET

A capital Rio Branco lidera o ranking com 42,4% dos casos registrados/Foto: Reprodução

O Monitor da Violência, levantamento feito pelo portal G1 em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública com base em dados oficiais dos estados, apontou uma uma alta no número de pessoas mortas por policiais no país no 1º semestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano anterior. Foram 2.886 pessoas mortas por policiais em 2019, 120 a mais do que no 1º semestre de 2018.

Apesar do aumento nos números nacionais, a maioria dos estados, 15 no total, teve uma queda nos registros de mortes causadas por policiais. O Acre foi o segundo estado com a maior queda percentual desse número, atrás apenas do estado de Pernambuco. O estado nordestino teve uma redução de -44,8% e o Acre -33,3%. Apesar da queda nos números o Acre é 8º estado em que a polícia mais mata quando o dado analisado se refere a quantidade de mortes por taxa de 100 mil habitantes, com 1,4. O Amapá foi o estado que apresentou maior número, 7,7 mortes causadas por policiais para cada 100 mil habitantes.

Já com relação ao número de policiais mortos, o Acre, junto com os estados do Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Roraima, Santa Catarina e Sergipe não tiveram mortes de policiais no primeiro semestre. O Pará foi o estado que registrou o maior número de mortes de policiais no período, 35.

Para ler a matéria completa, clique AQUI.

Sair da versão mobile