Climão
Clima quente no setor de Saúde do Acre. Um dos três coronéis que são braços-direito da secretária Mônica Kanaan, Carlos Faustino Marques, pediu demissão da Sesacre, nesta quinta. O coronel Jorge Fernandes Rezende também deverá pedir para sair, na manhã desta sexta. Ele chega ao Acre nesta madrugada (sexta-feira) e deverá conversar com o governador Gladson Cameli.
Ela também sai
“A secretária Mônica Kanaan não deverá aceitar a exoneração de seus homens de confiança, e poderá deixar o cargo ainda neste fim de semana”, disse uma fonte palaciana.
Alysson na Sesacre
Gente da cozinha da Corte, disse à coluna que quem deverá assumir interinamente o lugar de Mônica, caso ela decida pedir para sair da Sesacre, será o odontólogo Alyson Bestene, que é uma das pessoas de extrema confiança do governador Gladson Cameli. Mas ventila-se, também, o nome de Paulo Justino Ferreira, atual diretor administrativo da instituição.
Lauro pode ficar
O coronel Lauro Melo, atual superintendete da Fundação Hospitalar do Acre pode continuar no cargo. Além de ter resolvido uma série de problemas na Fundhacre, ele se tornou amigo pessoal de Cameli.
Bestene na Saúde
Um dos nomes mais comentados nas redes sociais e nos bastidores da política acreana para assumir a secretaria estadual de Saúde é o do deputado estadual José Bestene. Ele pode assumir a Sesacre, caso a secretária Mônica Kanaan decida deixar o cargo. “Bestene diz que está velho para bater cabeça em uma secretaria tão probemáica como é a da saúde, mas a gente sabe que ele tem vontade de fazer um trabalho lá”, disse à coluna um aliado do governo.
Tem o Lúcio
O nome do cirurgião Lúcio Brasil também vem sendo bem comentado nos bastidores palacianos para assumir a Sesacre. Lúcio é amigo pessoal de José Bestene.
O presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Nicolau Junior (Progressistas) termina o ano em alto estilo com o debate sobre temas relevantes para a Amazônia. Com rótulo de pacificador, Nicolau é elogiado até por deputados de oposição.
Tubo de ensaio
Foi mero tubo de ensaio a pré-candidatura do MDB em Xapuri através do advogado Marcos Vinícius. Ele informou à coluna sua desistência ao cargo de prefeito nas eleições do ano que vem. Competente jurista, filho de Xapuri, seria um bom nome, mas uma candidatura majoritária requer grupo político e não apenas vontade.
Agenda econômica
A equipe do Palácio Rio Branco precisa urgentemente de estratégias no setor econômico. A garantia de mudanças nas regras do Simples não cumpridas gerou um descontentamento geral no setor. No Sebrae-Ac a informação corria à boca miúda, pegando muito mal à imagem do governo.
Ela não desistiu
A promotora Alessandra Marques não desistiu de concorrer ao cargo de Procurador Geral de Justiça como chegou a ser comentado. Além dela, disputam a lista tríplice, mais sete candidatos, inclusive a atual procuradora Kátia Rejane.
Novela mexicana
Virou novela mexicana a perda ou não dos recursos de R$ 94 milhões para recuperação de ramais. Agora, a corrida contra o tempo exige envergadura da bancada federal em Brasília. Senador Sérgio Petecão (PSD-AC) vai acionar a ministra da agricultura, Tereza Cristina, conhecida como a “madrinha do Acre”. Que ela definitivamente nos der essa benção!
Assalto no cemitério
Padre Francisco Neponuceno, de Cruzeiro do Sul, reclamando da falta de segurança nos cemitérios da região. O túmulo da avó do pároco já foi assaltado quatro vezes. Ele não ficou calado com o que chama de descaso. Dentro do cemitério existem relatos de assaltos e até tentativa de homicídios, disse o padre.
Flutuante
Chega à coluna os agradecimentos da turma da base pela reforma do flutuante que serve de hotel para ribeirinhos, méritos do diretor-presidente do Deracre, Ítalo Medeiros que como garantiu mandou revitalizar o espaço e evitar o naufrágio.
Blitz na saúde
Governador Gladson Cameli tirou um tempo na noite de quarta-feira (30) para fazer uma blitz nos atendimentos das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Rio Branco. Não ficou nada feliz com o que viu. Em entrevista ao programa Cidadania, na Aldeia FM disse que “tá na hora de quem não quer fazer nada pedir pra sair”.
Indo pra cima
O governador tem sido bastante elogiado pela postura de não acumular problemas. Na quarta-feira, mais uma vez, ele surpreendeu a todos e foi ao encontro dos manifestantes do judiciário. Não é atoa que 56,5% da população – segundo pesquisa do Datacontrol – aprovem o jeito governador Gladson Cameli governar.
Ação por inconstitucionalidade
Os sindicalistas que lideram o movimento do Poder Judiciário informaram à coluna que só vão acionar o estado por inconstitucionalidade em caso de não ocorrer avanços no diálogo com o executivo. Na verdade, o que precisa ser esclarecido é se o estado repassa ou não integralmente, como manda a constituição, o duodécimo questionado.
Duas verdades
O que se têm no momento são duas verdades: de um lado o desembargador Francisco Djalma afirmando que não recebe integralmente os recursos; do outro a secretária da SEFAZ, Semírames Plácido afirmando que sim, o Acre respeita o que é determinado pela constituição. Nada que documentos não esclareçam o fato.
Baixaria total
Virou baixaria o debate sobre o aumento do número de vereadores na Câmara Municipal de Rio Branco, há informações até de ameaças pelas redes sociais. Calma amigos, com aumento ou sem aumento de vagas, todos vão passar pelo teste das urnas. Reeleição nunca foi tarefa fácil para nenhum político.