Cerca de 90 crianças estão disponíveis para adoção no AC, diz Cadastro Nacional

De acordo com dados do Cadastro Nacional de Adoção (CNA) e do Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Acolhidos (CNCA), fornecidos ao Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), 90 crianças estão disponíveis para adoção no estado. Dessas 90, 65 estão em Rio Branco, na espera por um lar. Também na Capital, 53 pessoas cadastradas estão aptas a adotar, e em todo o estado 103.

O número de crianças pode ser ainda maior, já que a assessoria de comunicação do TJAC informou à reportagem do ContilNet que as cidades de Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Assis Brasil, não têm dados finalizados.

Em todo o país, de acordo com o CNA, existem cerca de 47 mil crianças e adolescentes em situação de acolhimento. Desses 47, apenas 7300 estão aptos judicialmente a serem adotados.

CAMPANHAS

Neste mês dedicado às crianças, em que o dia 12 traz a celebração com presentes, festas e comidas, o TJAC, por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude, em parceria com o Ministério Público Estadual, reforça a divulgação das campanhas “Família Acolhedora”, “Projeto Padrinhos” e “Compartilhe amor. Adote!”, ressaltando a importância da família na proteção às crianças.

Segundo a desembargadora Regina Ferrari, que está à frente da coordenadoria, em entrevista à assessoria local, a ação vai ao encontro da responsabilidade social do Poder Judiciário Acreano que, inclusive, recentemente assinou o Pacto Nacional pela Primeira Infância na Região Norte.

“É essencial aprimorarmos esse trabalho, ressaltando a importância da família na proteção às crianças”, ressalta.

Existem cerca de 47 mil crianças e adolescentes em situação de acolhimento/Ilustração

Conheça os programas

Família Acolhedora – o programa prevê que uma família ou indivíduos, sem restrição de gênero, raça, orientação sexual, crença ou estado civil, que são habilitadas ou acompanhadas pelo serviço de acolhimento familiar, acolham a criança ou o adolescente afastado da convivência com seus pais ou responsáveis em sua residência, até que eles sejam reinseridos em sua família ou devidamente adotados.

Projeto Padrinhos – promove a aproximação entre quem quer ajudar e quem precisa ser ajudado, proporcionando relação direta entre padrinho e a criança ou adolescente que estão em instituições de acolhimento, para a construção desses laços afetivos, além de apoio material, profissional e financeiro.

Compartilhe amor. Adote! – a adoção é o procedimento legal pelo qual alguém assume como filho, de modo definitivo e irrevogável, uma criança ou adolescente nascido de outra pessoa. É um processo que envolve afeto e responsabilidade, tanto daquele que será adotado, quanto dos pais adotivos.

Com informações e contribuições do Departamento de Comunicação do TJAC.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost