O Consulado-Geral do Brasil em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, emitiu um comunicado pedindo aos brasileiros que evitem viajar para o país vizinho, por conta dos protestos contra a eleição do presidente Evo Morales.
Leia também: Estudantes acreanos na Bolívia estão impedidos de retornar ao Brasil e relatam tensão
No comunicado, o consulado recomenda que sejam evitadas viagens à Bolívia até que a situação do país esteja normalizada. Para os brasileiros que já se encontram em solo boliviano, o consulado recomenda “alto grau de cautela”.
O comunicado diz ainda que o consulado se empenhará para prestar auxílio aos brasileiros que necessitarem de ajuda.
Veja o comunicado na íntegra:
Comunicado a viajantes e aos brasileiros residentes em Santa Cruz
O Consulado-Geral do Brasil em Santa Cruz de la Sierra informa que está ciente das notícias a respeito dos desdobramentos das eleições gerais da Bolívia de 2019. Indicamos que manifestações, algumas das quais violentas, estão ocorrendo pelo país.
Recomenda-se evitar viagens à Bolívia até que se possa dizer que a situação esteja normalizada. Para os brasileiros que já se encontrem nesse país recomenda-se exercer alto grau de cautela. Aos turistas que tenham viajado à Bolívia e se encontrem em zonas próximas a manifestações, sugere-se partir antes que possíveis bloqueios venham a afetar vias de transporte e saída do país, tais como autoestradas e aeroportos. Aos residentes e àqueles que se vejam impedidos de deixar o local em que estejam por conta de bloqueios, sugere-se manter-se abrigados em suas casas ou nos hotéis em que estejam.
Esclarecemos que eventual situação de piora do cenário no país, com perturbação da ordem pública e consequentes impactos negativos à comunidade brasileira residente na Bolívia, é absolutamente imprevisível.
O Consulado-Geral se empenhará para prestar auxílios aos brasileiros em situação de necessidade. Em todo caso, a assistência consular não inclui a organização de viagens, seja por meio da marcação de voos ou da obtenção de outros bilhetes de viagens, a oferta de hospedagem ou de alimentação; ou o custeio de despesas médicas ou advocatícias, entre outros. Recomenda-se ter, sempre, água, alimentos para cerca de uma semana, bem como dispor de meios de comunicação operantes para o caso de necessidade urgente de contato com pessoas de confiança que possam oferecer ajuda, inclusive, financeira. É responsabilidade de cada um zelar por sua própria segurança.
ATENÇÃO: Em virtude do paro cívico convocado (em vigência desde as 22h de ontem) e de suas consequências, como suspensão das atividades escolares, fechamento (total ou parcial) da maioria das universidades locais e comércios na cidade, assim como restrições viárias e de locomoção, o Consulado-Geral em Santa Cruz funcionará em regime de plantão.
Não haverá, assim, atendimento presencial ao público a partir do dia 23 de outubro de 2019.
Tão logo a situação se normalize, o Consulado prontamente retomará seu atendimento diário.