Rio Branco, Acre,


Dia Internacional da Saúde Mental: Assembleia Legislativa faz sessão solene

Doença leva o Estado a fazer pelo menos dois mil atendimentos ambulatoriais por mês

A Assembleia Legislativa se reúne nesta quinta-feira (10) em sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Saúde Mental. A sessão será realizada a requerimento do deputado estadual José Bestene (PP) e deve reunir médicos e outros profissionais de saúde, pacientes e seus familiares, além de outras pessoas envolvidas com a causa, para debater a doença no Acre. “A saúde mental é um problema social grave que precisa ser debatido em todos os seus níveis”, disse José Bestene.

O Dia Mundial da Saúde Mental foi instituído no dia 10 de outubro, em 1992, pela Federação Mundial de Saúde Mental, com o objetivo de chamara  atenção da sociedade e autoridades competentes para o tema. Os problemas relacionados à saúde mental são considerados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma prioridade devido ao grande número de dias de incapacidade que o transtorno mental pode causar ao paciente.

Os transtornos mentais acompanham a história da humanidade. Há relatos de quadros depressivos em diversos textos antigos, como poemas gregos e na Bíblia cristã. Pela sua característica de acometimento em pessoas jovens, os transtornos mentais, principalmente os mais graves, como esquizofrenia e transtorno afetivo bipolar, trazem impacto significativo não só na vida do paciente, como também na de seus familiares e outros como a depressão e quadros ansiosos, podem igualmente levar a um grande sofrimento subjetivo, observam médicos da área.

Médicos afirmam que transtornos mentais são doenças como quaisquer outras e, desta forma, passíveis de tratamento com grande chance de melhora e cura em muitos casos. “Reconhecer estes transtornos como doenças ajuda a vencer o preconceito de se falar sobre o assunto e mesmo de identificar casos que exijam atenção ao nosso redor. Muitos preconceitos já foram vencidos e hoje as famílias e a sociedade conversam livremente sobre temas como sexo, drogas e outros tantos temas censurados anteriormente. Por que não também se conversar sobre isto?”, indaga um especialista da área, o médico Elie Leal de Barros Calfat, do Serviço de Psiquiatria da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com sede atual no CAISM.

No Acre, a saúde mental é atendida em hospital próprio, o Hosmac, e no Pronto-Socorro. No Hosmac, há 32 vagas em leitos femininos, com 26 internas e sete permanentes. Na área masculina, são 33 internos – 25 internados, oito residentes, dos quais quatro internados de forma compulsória – obrigados por medida judicial. .

Nos leitos de saúde mental do Pronto Socorro, há, no momento, seis pessoas internadas. Ao todo, o Estado faz mais de dois mil atendimentos ambulatoriais ao mês e em torno de 700 atendimentos no Pronto-socorro de Rio Branco.

Embora a maior quantidade de pacientes sofra de quadros depressivos ou de transtornos ansiosos, mais de 30% dos pacientes atendidos em ambulatório padecem de transtornos psicóticos e tem como tratamento adequado, a reabilitação e ganho novamente de qualidade de vida. Há muito tempo o tratamento em saúde mental não é apenas farmacológico, sendo também executado por uma equipe de profissionais como: psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogos, enfermeiros, nutricionistas e auxiliares de enfermagem. Este profissionais buscam além da diminuição do sofrimento do paciente, a sua reabilitação psíquica e a busca das habilidades perdidas por conta da doença.

Especialistas dizem que, para combater a doença, o primeiro passo é vencer o preconceito de pedir ajuda. “Transtornos mentais são doenças e, como tal, podem ser tratados. Psiquiatras são médicos como todos os outros e os mais qualificados a tratar destas doenças”, diz outro especialista, o médio Rogério Pecchini

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários


Recomendado para você

Últimas Notícias