Rio Branco, Acre,


Duarte apresenta anteprojeto que cria núcleo de atendimento em saúde mental pelo Samu

Roberto Duarte destacou ainda que o anteprojeto têm a finalidade de preservar a integridade física do paciente

Na sessão dessa quarta-feira-feira (02), o deputado Roberto Duarte (MDB), apresentou um Anteprojeto de Lei que prevê a criação do Núcleo de Atendimento em Urgência e Emergência em Saúde Mental, através do SAMU, para atender as ocorrências que envolvam pacientes que tenham tentado suicídio, cometido automutilação, autonegligência, dentre outros comprometimentos.

O parlamentar justificou a proposta, afirmando que em muitos casos, os pacientes em crise, geralmente, como mecanismo de defesa, apresentam atos de agressão ou violência física, necessitando de um manejo adequado para o comportamento apresentado, evitando, assim, que haja sequelas após o retorno para o estado anterior à crise e que outras pessoas sejam afetadas pela agressividade apresentada pelo paciente.

“O SAMU, sendo um serviço de Atendimento pré-hospitalar, deve estender-se à saúde mental, durante intervenções nas urgências e emergências, os pacientes necessitam de profissionais capacitados em lidar com as
situações de crise de transtorno mental” disse o deputado.

Roberto Duarte destacou ainda que o anteprojeto têm a finalidade de preservar a integridade física do paciente, pois a abordagem incorreta dos pacientes em surto é um fator de fundamental importância, pois esta pode repercutir no quadro clínico, ocasionando um agravamento do estado de crise.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários


Recomendado para você

Últimas Notícias