Rio Branco, Acre,


Embaixador do Reino Unido visita o Acre e acompanha investimentos

Acordo de diminuição de desmatamento, país já destinou 7 milhões de libras

O governador do Acre, Gladson Cameli, recebeu na manhã desta quinta-feira (3) o embaixador do Reino Unido, Vijay Rangarajan, para tratar de investimentos do país europeu no estado amazônico através de um acordo de diminuição de desmatamento das florestas. Uma coletiva de imprensa foi organizada para explicar o acordo. Na reunião estiveram presentes também diversos secretários de estado.

Cameli inicou sua fala afirmando que o Acre não é a favor do desmatamento e sim do desenvolvimento sustentável, mas que tem como maior tarefa gerar emprego e renda para a população. O governador apontou que um dos principais meios de conseguir alavancar a economia do estado seria através do ecoturismo. Gladson citou como exemplo a cidade peruana de Pucallpa, que segundo ele, recebe entre quatro e cinco aviões por dia com turistas de todas as partes do mundo para explorar o ecoturismo oferecido pelos hotéis de selva.

No Acre, Gladson diz que esse exemplo pode ser seguido no Parque Nacional da Serra do Divisor, que fica nos municípios de Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul. O governador fez ainda um convite para que o embaixador conhecesse o Parque e comprovar que é possível explorar a área de forma sustentável e gerar empregos.

O embaixador por sua vez agradeceu o convite de vir ao estado e apontou o motivo principal de sua visita ao papel fundamental e a liderança que o Acre exerce na questão do meio ambiente e na preservação das florestas.

Rangarajan disse que através de um programa de monitoramento de desmatamento e redução de emissão de carbono, o estado já recebeu 7 milhões de libras, o que na cotação atual gira em torno de R$ 35,5 milhões. E esses investimentos serão continuados de acordo com o desempenho do estado em relação aos itens monitorados.

Como o Reino Unido vai sediar a 26ª edição da Conferência do Clima da Nações Unidas (COP-26) em 2020, junto com a Itália, também esteve no centro das discussões levar os exemplos do Acre para lá para mostrar ao mundo. De acordo com embaixador, o Acre tem exemplos de preservação e crescimento que podem servir de modelo para outros países.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários


Recomendado para você

Últimas Notícias