O governo do Estado do Acre, por meio do Departamento de Estradas e Rodagens, Infraestrutura Hidroviária e Aeroviária do Acre (Deracre) fechou na última quinta-feira, 18, um acordo de parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruzeiro do Sul, para a recuperação de 15 pontes e a construção de outras cinco que serão iniciadas do zero. O trabalho irá beneficiar quinhentos produtores rurais, somente da região do Juruá.
De acordo com o diretor do Deracre, Ítalo Medeiros, o governo tem trabalhado na busca de parcerias, e nesse contexto surgiu a oportunidade de fazer uma parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Cruzeiro do Sul, o que viabilizará a execução de projetos de melhorias em pontes.
Segundo o diretor, os produtores rurais têm a madeira, que é a grande dificuldade para executar esses serviços. “Eles entram com a madeira e alguns que têm experiência com motosserras se propõem a serrar e montar as pontes. São pontes pequenas, são pontes de circunstâncias e às vezes uma simples intervenção resolve o problema de trafegabilidade em um ramal”, explica Medeiros. O governo, por sua vez, vai colaborar com alguns equipamentos e insumos como combustível e óleo queimado para ser utilizado na motosserra. Ainda fica por conta do governo o óleo dois tempos e também as correntes utilizadas nos motores.
O presidente do Deracre destacou que este modelo de parceria, junto com o sindicato, é uma ação constante do governo, mas neste caso será utilizado especificamente no inverno, como alternativa, para não deixar as comunidades desassistidas. Enquanto isso, o órgão tenta captar recursos para investimento em pontes nos próximos meses. Ítalo Medeiros disse ainda que o sindicato não é parceiro só neste trabalho, mas que ajudou também a definir quais os ramais passariam por manutenção na região do Juruá.
“Foi construída uma agenda junto com o sindicato e as lideranças, então, a parceria se estende também para a definição de outros trabalhos. Quando envolvemos o sindicato nas definições, estamos envolvendo os produtores que ele representa, e é muito importante a ajuda desses produtores para indicar qual o ramal deve ser recuperado, já que ele é quem realmente conhece o sistema. Assim a diretoria trata com todo mundo e acaba conhecendo todos os ramais, o que faz com que o processo fique muito mais democrático e muito mais justo”, explicou Medeiros.
O presidente do sindicato, Francisco Chagas Rodrigues dos Santos, o Chaguinha, declarou que a parceria ocorreu graças à sensibilidade do governador, que com o apoio do diretor do Deracre, fez várias visitas a Cruzeiro do Sul para conhecer melhor a realidade das famílias produtoras. Para Chaguinha, as obras de recuperação das pontes irá alcançar diretamente 500 famílias produtoras, principalmente no projeto Santa Luzia.
“Depois vamos retornar para área da AC-307 e do Badejo. O governo Gladson está sendo sensível com essas famílias. Eu quero agradecer aqui essa parceria com o diretor Ítalo a nível de estado e também ressaltar a parceria com o Deracre de Cruzeiro do Sul, no Vale do Juruá, na pessoa do gestor Marcos Sales, o qual tem nos atendido muito bem, e graças a Deus nossos produtores podem contar que vamos fazer todo esse esforço para dar condições de trafegabilidade, de inverno a verão, para escoar sua produção sem nenhum problema ou desconforto”.