A Conmebol divulgou nesta sexta-feira os áudios do VAR no empate por 1 a 1 entre Grêmio e Flamengo na última quarta-feira, pelo jogo de ida da semifinal da Libertadores. Houve quatro lances com interferência direta do árbitro de vídeo: três gols anulados do Rubro-Negro e a observação de uma possível expulsão de Michel por falta em Gerson, depois da qual o gremista acabou levando cartão amarelo.
Confira em vídeo como foram as análises do juiz argentino Néstor Pitana com os árbitros na cabine.
Primeiro gol anulado (falta de Gabigol em Kannemann):
Enquanto Everton Ribeiro comemorava o gol, os árbitros na cabine avisam Pitana sobre um empurrão de Gabigol em Kannemann no início do lance.
– Olha se não fazem falta em Walter (Kannemann) antes. Há um empurrão claro do 9 no 4 que faz ele cair, faz perder um tempo para defender – alertou o profissional que fazia a arbitragem de vídeo.
– Falta clara, atrasa o defensor claramente. Vou com falta, não gol, somente falta fora da área – concorda Pitana.
Segundo gol anulado (impedimento de Gabigol):
Em lance de difícil marcação, o árbitro na cabine pede a aproximação máxima da câmera na posição de Gabigol e Kannemann e na sequência solicita a colocação da linha. Ao vê-la, ele constata impedimento e avisa a Pitana.
– A linha está tocando a chuteira branca, é impedimento confirmado.
Terceiro gol anulado (impedimento de Gabigol):
Em lance que já havia sido anulado pelo bandeirinha, o árbitro de vídeo ratifica para Pitana o acerto da marcação do auxiliar dentro de campo.
– O joelho vejo claramente adiantado. A posição adiantada é correta, Pitana – avisa o VAR.
Falta de Michel em Gerson:
O árbitro na cabine chama Pitana para analisar no monitor à beira do campo um “indício de vermelho”. O juiz argentino observa a imagem e toma sua decisão.
– Falta e amarelo para o número 5 do Grêmio. Não acho que seja vermelho porque o calcanhar está apoiado no chão, a intensidade é média – disse Pitana.
Flamengo e Grêmio disputam o jogo de volta da semifinal da Libertadores no próximo dia 23, no Maracanã.