25 de abril de 2024

Lições de empreendedorismo com Gigliane Miranda, ‘A Dona do Pedaço’ em Rio Branco

Em “A dona do pedaço”, novela das nove da globo, em que Juliana Paes dá vida a empresária Maria da Paz, é possível tirar várias lições de empreendedorismo. Tanto lições que levam ao sucesso como ao fracasso.

Foco no objetivo e não nas limitações

Sozinha e grávida, quando as condições não eram nada favoráveis, Maria da Paz, incentivada por seus vizinhos, começa a vender bolos. O enorme esforço aliado com o talento, fizeram com que o negócio crescesse e se tonasse uma rede de confeitarias.

Diferencial e Criatividade

Na novela, Maria da Paz é quem produz suas próprias receitas, ela cria bolos de sabores diferentes para que as pessoas tenham variedade e qualidade. Utilize a criatividade para atrair clientes, faça parcerias, demonstrações, degustações e promova vivências, permitindo que os primeiros clientes tenham uma experiência positiva e indiquem seu produto ou serviço para outros.

Interação com o cliente

É muito importante que você construa um relacionamento com o seu cliente. Na novela, Maria da Paz, começa conversando com os vizinhos, pedindo que eles provem os bolos e façam sugestões. Depois, já com a rede de confeitarias, ela faz questão de visitar regularmente as lojas, onde serve e conversa com os clientes. Além de demonstrar atenção, ouvir esses feedbacks estimula ações de melhoria e inovação.

Pessoal x Profissional

Tudo ia bem, até que em determinado momento, Maria da Paz cai no golpe da filha, e começa a misturar as finanças pessoais com as da empresa. Este é um ponto chave no sucesso de qualquer empreendimento, antes de comer é preciso esperar o bolo crescer!

Se Reinventar

Após perder tudo, Maria, continua acreditando no seu potencial para se reerguer. A vida no empreendedorismo não é nada fácil, em meio as quedas e tropeços, o empreendedor de fibra “Reconhece a queda e não desanima, levanta, sacode a poeira e da a volta por cima!”

GILIANE MIRANDA, A DONA DO PEDAÇO!

A vida imita a arte ou a arte imita a vida?

Giliane Miranda é a empreendera do Ateliê de bolos e doces da Gigi, o ateliê já tem quatro anos de funcionamento e ao longo desses anos, muitas histórias de amor, companheirismo, superação, dedicação e sucesso.

Inspiração

Giliane veio de família simples, e perdeu os pais muito cedo, desde então ela começou a se virar como podia para se sustentar. De brigadeiros e bolo de pote na faculdade, ela passou a vender também na rua e pegar pequenas encomendar de parentes. “Eu gostava de vender os bolos de pote na faculdade, mesmo com a gravidez e depois o nascimento da minha filha, eu não parei, as vezes eu ia de carona para a faculdade, levando a bebê, o carrinho dela, a bolsa dela e mais os doces e os bolos. Era difícil, mas enquanto não terminasse a faculdade eu iria continuar tentando. As vezes meu marido me ajudava, quando ele podia, mas a bebê mamava, precisava de mim. Quando eu terminei a faculdade e a bebê já estava maiorzinha, as coisas foram melhorando, eu passei a vender os bolos na rua, a pé mesmo, de loja em loja, de casa em casa.” Giliane Miranda.

Com cada vez mais pessoas tendo experimentado e gostado dos bolos, começaram a surgir os pedidos de encomenda, a cozinha de casa se transformou na fábrica de bolos da Gigi, foi a partir daí que Giliane teve a ideia de envolver o esposo, Wesley Matos, no empreendimento. “Na época meu esposo era taxista, trabalhava muito e eu queria poder passar mais tempo com ele. Ele sofreu um acidente, o nosso carro deu perda total, eu ficava preocupada todas as vezes que ele ia trabalhar. Então pensei que se eu já tinha um bom resultado trabalhando sozinha, imagina se eu tivesse a ajuda dele, eu fiz a proposta, ele aceitou e com ele dentro do projeto eu estava completa. Desde então estamos trabalhando duro, mas muito felizes, compartilhando todas as conquistas.” Giliane Miranda.

Ao longo desses quatro anos de funcionamento do ateliê que começou na cozinha da casa de Giliane, eles já conseguiram muitos avanços , alugaram o primeiro espaço, que logo ficou pequeno, mudaram-se e hoje, além do espaço mais amplo e melhor localizado eles puderam também fazer algumas contratações de colaboradores que ajudam na produção de mais de 60 bolos por dia.

Engraçado quando notamos os aspectos comuns entre a história fictícia e a real. Giliane, assim como Maria da Paz, estava numa situação em que seria completamente compreensível ter medo e desistir, empreender em pleno período gestacional e depois com um bebê no colo é uma atitude que requer muita coragem e determinação. A inclusão e o apoio do Marido, Wesley, no negócio, foi fundamental para o sucesso. Ninguém consegue tudo sozinho, é importante ter as pessoas certas ao seu lado. É lindo quando a família é a base!

O ateliê de bolos e doces da Gigi, oferece bolos e doces a pronta-entrega e por encomenda, fica localizado na rua Alvorada, 429, Bosque. Siga nas redes sociais @ateliededocesdagigi.

1º MEETUP NUNCA FOI SÓ BATOM

O que é um meetup?

É um encontro informal, as vezes as pessoas conversam em pé mesmo, é bastante praticado nas regiões sul e sudeste, e praxe no Vale do Silício. Lembra um happy-hour, mas o meetup tem um tema, e um objetivo que geralmente é fazer networking.

NUNCA FOI SÓ BATOM

O projeto foi desenvolvido para ensinar mulheres empreendedoras a estudarem e modelarem seus negócios.

Em alusão ao Outubro Rosa, o projeto irá realizar o seu primeiro meetup, com o tema saúde da mulher, que contará com a participação da renomada médica ginecologista e obstetra Thaysa Vilela. Na ocasião a médica irá conversar com as mulheres sobre os principais aspectos relacionados a saúde da mulher. O Encontro ocorrerá no Café Mustache, no próximo dia 11, sexta-feira, véspera de feriado. A participação é gratuita, as interessadas devem preencher um formulário de inscrição, link.

Siga as redes socias: @nuncafoisóbatom, @thaysa.vilela e @cafémustacheac

DEIXA EU CONTAR SUA HISTÓRIA

Interage Comigo! Se você tem um história bacana que envolve o seu empreendimento, me conta!

Faça um sugestão, eu adoraria saber o que você gostaria de ver por aqui!

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost