17 de abril de 2024

Mapa, Sepa e Sebrae fazem levantamento da piscicultura ao Quinari

Uma reunião técnica para realização do diagnóstico da situação da piscicultura no município de Senador Guiomard foi realizada na última quinta-feira (17). A ação é fruto de uma parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa) e Sebrae.

No encontro foi possível levantar informações junto aos produtores para identificar qual o modelo mais comum de piscicultura desenvolvido no município e identificar o tamanho da piscicultura local. Mediante perguntas aos produtores foi possível levantar ainda custos de produção, manejo, principais espécies, valor de venda e pra quem se vende, entre outros fatores.

Levantamento é fruto de parceria entre Sebrae, Mapa e Sepa/Foto: Reprodução

A coordenação e supervisão do trabalho é feita pelo Sebrae, que já conseguiu realizar esse diagnótico em 21 dos 22 munucípios acreanos, restando apenas Capixaba para conclusão do levantamento em todo o estado. Para Eder Frank, responsável pela Divisão de Pesca do Mapa, o município de Senador Guiomard dispõe hoje de uma das melhores condições no estado pra desenvolver a piscicultura, isso por conta da geografia do município somada aos fatores que possibilitam o escoamento da produção com rapidez até o consumidor final. “A esperança é de em breve termos o Peixes da Amazônia em atividade, além de já contarmos com um frigorífico particular que hoje já tem dificuldade de conseguir comprar peixes na região. O fato de termos quem compre o peixe já é fator importante, pois a grande reclamação de muitos piscicultores era não ter quem garantisse a compra”, disse.

Ao final da reunião e do levantamento das informações e entrevistas individuais com os produtores foi apresentada a palestra “Boas Práticas de Manejo da Piscicultura”, que busca alinhar o sistema ideal de cultivo com a vivência prática do produtor. A palestra foi conduzida pelo engenheiro agrônomo, empresário e consultor contratado pelo Sebrae, Eduardo Ono.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost