O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) deputado Nicolau Júnior (PP), elogiou, na manhã desta quarta-feira (9), a ida do chefe do gabinete civil do Governo do Estado, Ribamar Trindade, à sede do Poder defender a aprovação, pelos deputados estaduais, de projetos enviados pelo Executivo, como o da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da contratação de empréstimo junto ao Banco do Brasil na ordem de R$ 268 milhões. A tramitação na Assembleia novamente foi motivo de atrito entre os deputados de apoio ao governo e de oposição e seu desarquivamento será decidido na sessão desta quinta-feira (10). Os dois projetos devem ser enviados à Comissão de Orçamento e Finanças da Aleac e votados na semana que vem.
Nicolau Júnior acha que o projeto de empréstimo passa. “O parlamento é sensível. Tem uma semana que está de um jeito, na outra de outro jeito. É da essência do parlamento esta aparente instabilidade, mas acho que os deputados, inclusive os de oposição, entenderão a necessidade do Estado em contrair este empréstimo e aprovarão a sua contratação”, disse o presidente. “Creio nisso pela humildade do governo em vir aqui à Assembleia e submeter o caso à apreciação dos deputados antes de sua tramitação nas comissões da Casa. O Ribamar tem sido um parceiro da Assembleia e está estabelecendo uma nova relação com os deputados”, elogiou.
Para Nicolau Júnior, o governo do estado está precisando de ajuda e esse empréstimo vai servir para investimentos em diversas áreas, em benefício da população. “O governador encontrou um Estado em grave situação financeira e está se esforçando muito, fazendo contenção em diversas áreas e, em outra circunstância, buscando meios de conseguir recursos para garantir investimentos.
“O governo do estado está buscando o empréstimo porque tem condições de pagar. Tanto que está pagando contas de governos passados. Ficaram devendo décimo terceiro, o pessoal do Pró-saúde em vários meses e o governador Gladson Cameli vem honrando isso, mesmo com todas as dificuldades. Isso mostra que este é um governo que tem responsabilidades e a Assembleia, através de seus deputados, também tem responsabilidade para com a população”, disse Nicolau Júnior. “Se o governo está mandando essas mensagens para cá, nós temos que fazer a nossa parte”, acrescentou o presidente.