20 de abril de 2024

No AC, 77 mil pessoas precisam ser vacinadas contra sarampo durante campanha

A campanha nacional de vacinação contra o sarampo, do Ministério da Saúde, começou nesta segunda-feira (7) em todos os postos de saúde do país e será dividida em dois grupos, o primeiro vai de 7 a 25 de outubro e irá imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, com o dia D em 19 de outubro. E o segundo grupo, previsto para iniciar no dia 18 de novembro, será direcionado para adultos na faixa-etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 2,6 milhões crianças e 13,6 milhões de adultos em todo o país. Serão 60,2 milhões de doses da tríplice viral disponibilizadas para garantir o combate à doença nos municípios. O Acre recebeu, até agora, 55 mil doses da vacina do Ministério da Saúde para a campanha.

No estado, estima-se que devem ser vacinadas 22 mil crianças e 55 mil adultos. Em setembro, o Ministério já havia destinado 2.611.005 doses extras da vacina para todo o Brasil, para o Acre foram 15.526 doses.

 

Um dado preocupante é que o Acre está ao lado do Rio Grande do Sul, Piauí, Maranhão, Bahia e Pará entre os estados que estão sem atingir a meta de vacinação da primeira dose da tríplice viral há quatro anos consecutivos. Mesmo assim, segundo o Ministério, o Acre não teve casos confirmados da doença nos últimos 90 dias. Na Região Norte apenas o Pará teve registro de sarampo, com um caso.

Já no país foram registrados 5.404 casos da doença nos últimos três meses, com seis mortes, sendo cinco em São Paulo e uma em Pernambuco. Só o estado de São Paulo é responsável por 97% (5.228) dos casos registrados da doença no país durante o período. Os dados correspondem até o dia 28 de setembro.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost