Começa nesta terça-feira (22) a oficina de carimbó promovida pela artista amazônida Camila Cabeça. A oficina ocorre durante três dias, entre 22 e 24 de outubro, no Sesc Centro, e faz parte da programação de ações formativas pós IX Aldeia Sesc Caiçuma das Artes.
As aulas vão ocorrer sempre no horário de 14h às 18h com carga horária total de 12 horas. As inscrições ficarão abertas até a data de início do curso, mas só podem ser feitas presencialmente, nos centros de atendimento do Sesc Centro e Sesc Bosque. A faixa etária pra quem quiser participar da oficina é entre 12 e 80 anos, mas não há distinção de gênero, qualquer pessoa pode participar. São 20 vagas disponíveis e a atividade é gratuita.
Durante o período da oficina a tutora vai apresentar os principais elementos da dança. “Primeiro a gente passa pelas movimentações indígenas, entendendo a origem do carimbó e sua origem Tupinambá, sua relação com a Amazônia. Depois a gente estuda a movimentação africana e passamos pelos sotaques mais importantes para o carimbó: o praieiro, o moderno e o de origem, que é o mais tradicional, feito em Santarém Novo, no Pará”, disse a artista.
Camila Cabeça também dá uma dica quem se inscrever no curso. “As pessoas devem ir com roupas leves pra conseguir movimentar bem o corpo, além disso vou levar também algumas saias”.