Rio Branco, Acre,


Prefeito do interior pode se enrolar depois de trocar medicamento por asfalto

Está tudo gravado e bem guardado um acordo feito entre um prefeito do interior e um empresário do ramo de medicamento

Que mutreta!

Trocar medicamentos por asfalto. Não entenderam? Bom, vou explicar. Está tudo gravado e bem guardado um acordo feito entre um prefeito do interior e um empresário do ramo de medicamento. O dinheiro do medicamento pago pela prefeitura foi entregue em espécie ao prefeito para ele ‘comprar’ asfalto. Isso pode, Arnaldo?

Nem ai para a Justiça

Muitos desses gestores tratam as prefeituras como se fossem suas empresas. Parece que não temem mais a Justiça. Fazem tudo à luz do dia. E a população que se dane.

Processo grande

José Izael Braz de Souza. Será se o prefeito Joãozinho, de Capixaba, lembra quem é essa pessoa? Se não lembrar, a Justiça já identificou. Tem mais a dona Cleonice, e por aí vai…

Devolução

O deputado Roberto Duarte (MDB) estava pronto para tirar o couro da secretária de Saúde, Mônica Kanaan, acusando-a de receber salários em duplicidade dos governos do Acre e do Distrito Federal, o que daria mais de R$ 60 mil ao mês. Mônica se adiantou e informou que o pagamento, pelo Governo do Acre, foi feito sem sua aquiescência e que ela, quando descobriu, se ofereceu às secretarias de Gestão Administrativa e de Fazenda para a devida devolução. Ela trabalha no Acre cedida pelo Governo Federal, com ônus para o governo de lá. Aqui, no máximo vai receber uma gratificação, o que não é ilegal.

Petistas no rolo

O que surpreendeu neste imbróglio envolvendo a Prefeitura de Capixaba e a Câmara Municipal, que abriu uma comissão para investigar as contas do município sob a suspeição de irregularidades com um festival de “laranjas” desviando dinheiro público, é o envolvimento do PT, até a medula, com o enrolado prefeito Antônio Cordeiro, o “Joãozinho”.

Petista pirata

É que o vereador do Partido na Câmara, Jorge Capoeiro, está pedindo licença do cargo por 90 dias para ceder lugar ao suplente, de nome Barroso, para garantir maioria ao prefeito, já que o suplente petista é assim como unha e cutícula como o prefeito. Consta que isso não ocorre por acaso. Disso, depreende-se que já não se faz mesmo petistas como antigamente.

Os Melos de volta à política

Deverá sair da família Melo, tradicional em Cruzeiro do Sul e que já deu à magistratura o desembargador aposentado Arquelau de Castro Melo e à política o seu irmão Ivan Melo, ex-deputado estadual e primeiro petista a conquistar um mandato no Acre, em 1986, o candidato a prefeito da Frente Popular do Acre, que reúne o que sobrou do PT, PC do B e PSB depois da derrota de 2018, na segunda maior cidade do Acre. Atende pelo nome de Luiz, Luiz da Papirus, comerciante e atual presidente da Associação Comercial do Alto Juruá. Ele é primo de Arquelau e de Ivan Melo.

Tradicional

O nome do comerciante é defendido ardorosamente pelo deputado comunista Edvaldo Magalhães, líder do que sobrou da FPA no Estado, principalmente no Vale do Juruá, onde está sua base eleitoral. Magalhães ressalta que Luiz, além de pertencer à família tradicional da região, é respeitado entre a categoria dos comerciantes e muito ligado à Igreja Católica.

Divisão

Magalhães está animado com a possibilidade de, pela primeira vez, as esquerdas fazerem bonito nas eleições do ano que vem com a candidatura de Luiz Papirus porque entende que os grupos tradicionais, do prefeito Ilderlei Cordeiro, que deve ser apoiado pelo governador Gladson Cameli, do PP, e de Vagner Sales, que deve lançar o filho Fagner, pelo MDB, vão se dividir. Com a divisão, os partidos de esquerda devem tirar proveito, avalia Magalhães.

Carta dentro do baralho

Só que não apostem em uma derrota de Ilderlei Cordeieo. Ele deu a volta por cima e todas as pesquisas de opinião pública quem vêm sendo realizadas em Cruzeiro do Sul, mostra que o gestor pode se reeleger.

Em Brasília

O presidente do Depasa, Zenil Chaves, esteve em Brasília, onde se encontrou com seu compadre, senador Marcio Bittar. Juntos percorreram vários ministérios em busca de recursos para o setor de abastecimento de água do estado. Zenil vem se destacando pelo trabalho que realiza frente ao Departamento Estadual de Água e Saneamento do Acre.

Prefeito

Zenil Chaves é um dos bons nomes que pode disputar a prefeitura de Sena Madureira. Recentemente ele se filiou ao PSL,  partido do presidente Jair Bolsonaro. Na capital federal, ele deve ter aproveitado para visitar lideranças nacionais do segundo maior partido do Brasil.

Fechando o cerco

Depois de ser notificada pelo Procon, a Energisa deverá enfrentar um procedimento investigatório pelo Ministério Público do Estado do Acre. Através da promotoria Especializada de Defesa do Consumidor, instaurou procedimento preparatório a fim de investigar possíveis aumentos abusivos do serviço de energia elétrica em Rio Branco.

Energisa não convenceu

De acordo nota enviada à imprensa, a decisão tomada pela titular da promotoria Especializada de Defesa do Consumidor, promotora de Justiça Alessandra Garcia Marques, se deu após esclarecimentos preliminares da diretoria da Energisa no Acre, em reunião convocada pelo MPAC, realizada segunda-feira, 1 de outubro.

Perícia judicializada

O procedimento prevê que a empresa Energisa realize aferição de medidores escolhidos dentre os que fazem parte de reclamações em andamento no PROCON/Acre, aqueles com maior incidência de aumento no consumo nos meses de agosto e setembro de 2019. Além da análise dos medidores, deverá ser feito também, estudo sobre o consumo de cada unidade escolhida nos últimos três anos.

Pacificador

O trabalho do deputado Nicolau Junior com a base governista deve ser destacado. Foi uma prova de fogo que o parlamentar enfrentou com êxito. Com jeitinho calmo, sereno, o presidente da Aleac deixou a casa quieta com o povo dentro.

Méritos

A prefeita Socorro Neri vai deixando seu DNA na curta passagem à frente da prefeitura de Rio Branco. O centro da cidade está arrumado e iluminado. O novo estilo de lâmpadas de led, além da proporcionar maior claridade, deixam Rio Branco com ares de modernidade.

Embaixada no Acre

Conhecer as experiências bem-sucedidas na área ambiental é o principal objetivo da visita do embaixador do Reino Unido no Brasil, Vijay Rangarajan, ao Acre nesta quinta-feira, 3. O emissário britânico acompanhará os investimentos destinados por seu país por meio do programa global REDD Early Movers (REM).

Embaixadinhas

As más línguas, aquela turma que fica de plantão nos grupos de zap, dizem que é uma correria só na Secretaria de Meio Ambiente para identificar uma área bem-sucedida com os recursos enviados pelos gringos, visto que, durante 20 anos, esse foi um modelo que não deu certo.

Visita ao ContilNet

O prefeito Ilderlei Cordeiro fez uma visita nesta quinta-feira à sede do ContilNet. Além da boa entrevista concedida ao repórter Tião Maia, Cordeiro bateu um bom papo com a colunista sobre o trabalho que desenvolve em Cruzeiro do Sul, a terra dos Náuas.

Batido o martelo

Depois de andar feito notícia ruim, a senadora Mailza Gomes bateu o martelo e cinco novos prefeitos deverão ingressar nas fileiras progressistas, como a coluna adiantou.

Sem crivo do conselho

Os nomes, pelo que se apurou, não passaram pelo crivo de um Conselho como queria o grupo de Mailza, tem aval direto do governador Gladson Cameli que semana passada disse “sim”, eu fico no Progressistas. Para bom entendedor, meia palavra basta.

Ordem e progresso

A paz foi selada não somente entre Cameli e Bestene. Mas entre a executiva progressista. Tanto que os nomes trabalhados pelo Zeca terão total apoio para a reeleição em 2020. Os próximos dias serão de vários atos de filiações em todo o estado.

Esforço

A senadora Mailza vem fazendo o seu papel. Nas cidades, vem absolvendo as demandas sociais e econômicas e se prepara junto com sua equipe para apresentar as primeiras emendas de sua história política. Ela promete atender a todos sem bandeira partidária.

Surra de votos

Os deputados da base governistas derrubaram requerimentos da oposição. Entre eles, um que pedia detalhes dos contratos do estado com uma empresa do Amazonas, de autoria do deputado Roberto Duarte (MDB).

Nova estratégia

A derrubada de requerimentos é resultado das novas investidas do Palácio Rio Branco na relação com a base. Parece que finalmente os parlamentares entenderam que hoje são governo ou situação, como queiram.

Paz necessária

Há quem critique essa política do toma lá, da cá, mas, no atual modelo se faz necessária para qualquer gestor. Com tranquilidade, o governador vem fazendo uma série de pautas positivas no aspecto econômico, conseguindo economias que vão ajudar e muito o executivo em 2020.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários


Recomendado para você

Últimas Notícias