ContilNet Notícias

Prefeitura celebra 11 anos do Centro Cultural Neném Sombra

Por ASCOM

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil, realiza nos dias 24 e 25 de outubro uma programação cultural em celebração aos 11 anos do Centro Cultural Dona Neném Sombra, localizado no bairro Quinze.

Fundado em 27 de outubro de 2008, o espaço foi reformado e entregue pela gestão municipal em 2018, mantendo toda a identidade original da casa que pertencia à sua primeira proprietária: Dona Neném Sombra, conhecida por ser a matriarca de uma família ligada à vida cultural de Rio Branco.

Entre as atividades, no dia 24, às 9h, terá um encontro sobre Educação Patrimonial com Dona Guajarina Margarido, filha da Neném Sombra, e a equipe de Patrimônio Cultural da FGB, além de uma intervenção cultural com Denis Junior. Já no dia 25, a partir das 15h, a comemoração contará com uma mostra de atividades promovidas no Centro Cultural, tais como Jiu Jitsu, Capoeira, Dança, Senadinho e Bloco Carnavalesco Vila do Fuxico.

“É com muita alegria que comemoramos mais um ano de existência e resistência desse Centro Cultural tão importante para a região do Segundo Distrito. Desde que foi entregue após as obras de revitalização, em março de 2018, estamos cada vez mais fortalecendo as atividades oferecidas lá, como parte de um processo da FGB, que visa a ocupação cultural dos espaços culturais de Rio Branco”, destaca a coordenadora dos Centros Culturais da cidade, Priscila Cordeiro.

Sobre o Centro Cultural Neném Sombra

Localizado na Rua 16 de Outubro, no Bairro Quinze, o centro foi lar, em 1939, de Dona Elvira Sombra Pereira Lima, mulher prendada, cozinheira, doceira, costureira, bordadeira, artesã, educadora e atuante das atividades socioculturais que envolviam a comunidade.

Ao longo do tempo, a casa – símbolo de uma identidade arquitetônica simples, já conhecida na capital – se tornou um local integrador de saberes e prazeres representados no gosto e no jeito de receber as visitas.

Como forma de homenagear a mulher forte e guerreira que era Dona Elvira, a residência foi transformada, em 2008, pelo então prefeito Angelim, no Centro Cultural Neném Sombra. A iniciativa foi uma proposta dos conselheiros da Regional Administrativa I e Rio Branco, por intermédio do Programa de Gestão Participativa (PGP).

Sair da versão mobile