20 de abril de 2024

Prefeitura de Cruzeiro do Sul e Senar realizam curso sobre cultivo do café

Com intuito de potencializar a cadeia produtiva na região, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), ofertou aos agricultores do ramal 12 o curso de cultivo de café.

Foram capacitados 12 produtores, envolveu 30 famílias, as quais plantaram mais de 30 mil mudas de café. Os produtores aprenderam técnicas sobre colheita, escolha do solo e preparo da área, manejo da adubação, identificação de pragas e doenças e técnicas de pós colheita.

A parceria entre a Prefeitura e Senar se iniciou em abril de 2017, com a assinatura de um termo de cooperação entre as instituições. Já foram capacitados centenas de agricultores familiares, tanto nos ramais quanto nos rios e igarapés da região. Outros cursos de promoção das cadeias produtiva do guaraná, pimenta do reino, piscicultura, avicultura, cana-de-açúcar também já foram ministrados.

A qualificação sobre o cultivo de café atendeu aos beneficiários do Programa Municipal de Fortalecimento de Cadeias Produtivas Prioritárias (Procap), desenvolvido pela Secretaria de Agricultura.

Presidente da Associação de Produtores, Jairo Meireles, o programa atende as demandas dos agricultores. “Para a gente é uma grande vitória ver a realização desse curso sobre a cadeia produtiva do café, tendo em vista que muitos produtores não conheciam e puderam adquirir conhecimento e tirar as suas vidas. Agradeço a Prefeitura e a Senar por essa força”, afirmou.

O instrutor, Wilson José dos Santos, destacou a importância do curso.

“Trabalhamos o cultivo do café, implantação da lavoura e da colheita, passando pela escolha do solo, preparo da área, manejo, adubação, identificação de pragas, secagem do café e até a industrialização do mesmo. Essa parceria é de extrema importância para contribuir na qualidade do café produzido aqui em Cruzeiro do Sul”, afirmou o instrutor.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost