Prefeitura de Cruzeiro do Sul mostra seu apoio em alusão a Outubro Rosa

Outubro Rosa, é a campanha em conscientização e prevenção do câncer de mama. A história ganha destaque, quando em 1990 são distribuídos em Nova York o símbolo do laço rosa para os participantes da Corrida Pela Cura. A prefeitura de Cruzeiro do Sul, juntamente com a Secretária de Saúde incentivam o movimento, tendo em vista, que a região Norte tem o maior índice de mulheres com casos diagnosticados do Brasil.

A primeira iniciativa vista no Brasil em referência a campanha, foi a iluminação rosa em 2002 no monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo. O ato de iluminar a Catedral Nossa Senhora da Glória é uma forma de divulgação, para chamar atenção das mulheres, pois é uma doença fácil de ser tratada desde que haja um diagnóstico precoce.

Muitos órgãos públicos como escolas, postos de saúde e também voluntários da comunidade, estão auxiliando e apoiando. “Ornamentar a Catedral com a temática dessa campanha, é muito importante, porque ela é um dos principais pontos turísticos da nossa cidade, tanto para as pessoas que chegam quanto para as que moram aqui, porque isso causa um impacto positivo, ” destacou Eduarda Marques, estudante de enfermagem.

Durante todo o mês, serão oferecidos para a sociedade solicitação de mamografia, testes rápidos de Sífilis e Sífilis congênitas e atendimento feminino “Apenas um toque”, para a população gratuitamente.

“O nosso mês cor de rosa, iniciou e são ações voltadas para prevenção do câncer de mama e do útero, teremos equipes como da educação e da saúde informando sobre a importância de estar fazendo periodicamente o exame do toque da mama, temos atendimento próximo da casa de muitas mulheres que são as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que têm enfermeiros capacitados para fazer os preventivos e também os aparelhos disponíveis para os exames, ” Frisou Juliana Pereira, secretária de saúde.

Agenda – Outubro Rosa

07 DE OUTUBRO

Abertura da Campanha, Aula de Dança, Iluminação Rosa, onde os participantes soltarão balão rosa

Horário: 17hr

Local: Gamelão praça Orleir Cameli

10 DE OUTUBRO

Aero dança Rosa com a dançarina Queila

Horário: 18hr

Local: Clube da PM

17 DE OUTUBRO

Dia Nacional de Combate a Sífilis, Sífilis Congênita e Solicitação da Mamografia

Horário: Manhã e tarde

Local: Gamelão da Praça Orleir Cameli

17 DE OUTUBRO

Todas as Unidades Básicas de Saúde estarão trabalhando, testes rápidos de Sífilis e Sífilis Congênita

Horário: Manhã e tarde

Local: UBS

22, 23 e 24 DE OUTUBRO

Atendimento da PCCU as mulheres de Pescadores

Horário: Manhã e tarde

Local: Colônia de Pescadores

24 DE OUTUBRO

O dia D de atendimento feminino “ Apenas um toque” fora de Hora com enfermeiras

Horário: 17hr

Local: UBS da 25 de Agosto

26 DE OUTUBRO

Palestra na Igreja Assembleia de Deus e solicitação da Mamografia

Horário: 13hr

Local: Saúde da Mulher

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost