25 de abril de 2024

Prefeitura lança programação do Outubro Rosa 2019 nesta sexta-feira

A prefeita Socorro Neri e o secretário municipal de Saúde, Oteniel Almeida, lançam a programação do Outubro Rosa nesta sexta-feira, 4, na sede da Prefeitura de Rio Branco, no Centro, às 17h. A campanha deste ano tem como tema “Câncer de mama: juntos sem medo”, e tem o objetivo de gerar o debate sobre a prevenção e o tratamento da doença que atinge principalmente mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos.

Ao longo de todo o dia, já como parte da programação, os funcionários contarão com ação de saúde que ofertará orientações sobre câncer de mama e colo do útero; agendamento de mamografia e exame preventivo do colo do útero (PCCU); teste rápido de HIV, sífilis e hepatites B e C; aferição de pressão arterial e glicemia capilar.

Com a programação do Outubro Rosa, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) através das Unidades Básicas de Saúde e do Centro de Apoio e Diagnóstico – CAD, intensificará as ações de promoção à saúde, na prevenção ao câncer de mama e a realização dos exames de mamografia de rastreamento na faixa etária de 50 a 69 anos, conforme recomendação do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Câncer de mama

O câncer de mama é o segundo mais incidente entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Entretanto, se for descoberto no começo, o tratamento da doença é mais eficaz, podendo evitar terapias mais agressivas e reduzir a mortalidade. Neste mês, as mulheres entre 50 a 69 anos de idade são conscientizadas a realizar o exame de mamografia para o rastreamento. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas. O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exames de mamografia para as mulheres em todas as faixas etárias. A recomendação médica, é que a avaliação antes dos 35 anos deve ser feita somente em casos específicos.
Não existe uma causa única para o câncer de mama, que é mais comum em mulheres (apenas 1% dos casos são diagnosticados em homens) e tem na idade um dos mais importantes fatores de risco para a doença, onde cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. O câncer de mama de caráter genético/hereditário corresponde a apenas 5% a 10% do total de casos da doença.

Dos vários estudos realizados, descobriu-se que adotar medidas simples no dia a dia, pode ajudar na prevenção do câncer em até 30%. Evitar o cigarro, praticar atividades físicas de forma regular, monitorar o peso corporal, evitar bebidas alcoólicas e amamentar, são exemplos de formas de precaução.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost