24 de abril de 2024

Prefeitura participa de Seminário Nacional de Atenção Primária no Brasil

A Prefeitura de Rio Branco, através do secretário de Saúde de Rio Branco, Oteniel Almeida e da coordenadora da Assistência Farmacêutica de Rio Branco, Fernanda Chelotti, participaram no último dia 7 em São Paulo, do Seminário Nacional de Atenção Primária no Brasil: A Contribuição da Assistência Farmacêutica.

O evento realizado pelo Hospital Alemão Osvaldo Cruz (HAOC) em parceria com o CONASEMS, debateu a importância do cuidado farmacêutico e mostrou experiências exitosas na implantação desse serviço em alguns municípios, entre eles Rio Branco.

Assistência Farmacêutica é o conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial, visando o acesso ao seu uso racional.

Este conjunto envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população.

Fernanda Chelotti explica a perspectiva do cuidado farmacêutico e a sua importância no âmbito social. “O cuidado farmacêutico é uma nova perspectiva do trabalho do farmacêutico centrado não mais no medicamento, mas nas pessoas e nas suas necessidades e particularidades. É um serviço onde o farmacêutico realiza orientações sobre o uso correto dos medicamentos e o acompanhamento farmacoterapêutico com o objetivo de diminuir o número de problemas associados ao uso de medicamentos, melhorando a qualidade de vida dos pacientes”, afirma a farmacêutica.

A secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco conta com quatro profissionais habilitados para realizar esse serviço que faz parte das atividades do Complexo Farmacêutico Municipal – COFAM.

Para o secretário de Saúde, Oteniel Almeida, o evento evidenciou os pontos positivos do trabalho realizado pela gestão municipal. “A saúde municipal toma todos os cuidados preventivos para tornar a qualidade de vida da população de Rio Branco cada vez melhor. Sempre indo além da consulta nas unidades de saúde, temos projetos sendo executados de acompanhamento do paciente e o serviço de assistência farmacêutica é um deles.” ressaltou Oteniel.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost