18 de abril de 2024

Professor acreano é aprovado em um dos pós-doutorados mais disputados da USP

O acreano, doutor e professor da Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO), Rômulo Damasclin Chaves dos Santos, foi aprovado em um dos processos seletivos mais disputados do país. O profissional conquistou uma bolsa de excelência para cursar um estágio de Pós-doutorado junto ao Departamento de Engenharia Naval e Oceânica, na renomada Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP).

A conquista se deu após a apresentação satisfatória de seu projeto de pesquisa, intitulado “Modelagem e Simulação Híbrida da Transferência de Calor e Convecção Mista em Geometrias Complexas”.

A Escola Politécnica da USP é uma das Instituições de Ensino Superior Pública de alto nível e de reconhecimento internacional. A pesquisa do Ph.D. será desenvolvida no Research Centre for Gas Innovation – RCGI (Centro de Pesquisa para Inovação em Gás), totalmente financiada com bolsa Shell. O RCGI/USP é um centro mundial para estudos avançados no uso sustentável do gás natural, biogás, hidrogênio e gestão, armazenamento e uso de CO2 (Gás Carbônico) que situa-se dentro da Politécnica. O RCGI desenvolve pesquisa de alto nível para o desenvolvimento do setor de energia. A atividade do RCGI está fundamentada em três pilares: pesquisa, inovação e disseminação do conhecimento, tendo como patrocinadores FAPESP e Shell.

Uma das linhas de pesquisa e investigação do Ph.D. é a Termofluidodinâmica em fluidos Newtonianos e Não-Newtonianos, envolvendo a modelagem computacional da combinação de fenômenos físicos como a transferência de calor por convecção mista e a turbulência. Ora, a Dinâmica dos Fluidos é uma das áreas mais complexas quando se refere a aplicações em Matemática devido o seu contexto físico-computacional. Em geral, a dinâmica dos fluidos trata do movimento dos fluidos – fluxo de líquidos e gases. Refere-se à variáveis que atuam sob os líquidos em movimento, tais como velocidade, aceleração, temperatura, pressão e força. Possui várias aplicações, em especial, em física, nas engenharias mecânica, mecatrônica, naval e civil.

Questões fundamentais como a existência e unicidade de soluções para as equações que regem o movimento dos fluidos, como as conhecidas Equações de Navier-Stokes ainda não foram totalmente respondidas. Por exemplo, a existência de solução global no tempo para as equações de Euler incompressíveis em três dimensões para dados iniciais suaves é um importante problema em aberto. O Projeto de pesquisa do Ph.D. baseia-se, a priori, em alguns resultados apresentados por alguns trabalhos científicos que construíram exemplos de soluções que pertencem apenas ao plano e ao espaço bidimensional. Diante disto, se apresenta como uma inovadora implementação de baixo custo computacional, a simulação numérica da energia e de seu espectro juntamente com o movimento fluidodinâmico em torno de geometrias imersas isotérmicas complexas. Além de cooperar com um grupo de pesquisa que estuda o desenvolvimento de uma metodologia para a construção de cavernas de sal por dissolução salina, armazenamento e separação de CO2 (gás carbônico) e CH4 (metano) em alta pressão.

Os principais estudos serão para a construção e modelagem computacional de cavernas na camada salina do pré-sal brasileiro, assim como formas de monitoramento da integridade estrutural da caverna e o gerenciamento de risco durante o armazenamento de CO2, obtendo com resultado secundário, estudos sobre a separação de CO2/CH4, metodologia de operação de cluster de cavernas de pré-sal, estudo de impacto ambiental e desenvolvimento de sistema flutuante combinada a equipamentos de topside. Entretanto, Damasclin em seu projeto utiliza diferentes modelos matemáticos, como Método de Fronteira Imersa, Modelo Físico Virtual, além de outros modelos matemáticos para a turbulência, como por exemplo, os modelos de Smagorinsky, Spalart-Allmaras, URANS, LES, DES e PANS.

Para além de suas pesquisas, Rômulo é membro editor da American Journal Applied Mathematics, possui expertise em equações diferenciais parciais não-lineares e integro-diferenciais, e em equações de Navier-Stokes. Atualmente, trabalha na FAAO como Professor de Ensino Superior nas áreas de Cálculo Diferencial e Integral III, Cálculo Numérico, Estatística, Química e Inglês, em diferentes cursos de graduação. Além disto, é também Professor Substituto no Instituto Federal do Acre (Ifac), nas áreas de Cálculo III e Estatística Descritiva.

O professor da FAAO, além da bolsa Shell, teve um trabalho aceito por comissão científica internacional, intitulado “Two-dimensional analysis and numerical simulation of the Navier-Stokes equations for onset turbulence around isothermal bodies immersed in incompressible Newtonian fluids”, e deverá apresentar seus resultados no ICFMHTT 2020: International Conference on Fluid Mechanics, Heat Transfer and Thermodynamics, que acontecerá nos dias 18-19 de Junho de 2020 em Toronto, Canadá.

Durante o estágio de Pós-doutorado, terá como Supervisor, o Prof. Dr. Gustavo Ássi, docente da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Ex-Pesquisador Visitante da Universidade de Oxford (Departamento de Ciências e Engenharia) e do Instituto de Tecnologia da Califórnia (GALCIT). O Prof. Gustavo atua como Coordenador do curso de graduação em Engenharia Naval. É membro da CRint – Comissão de Relações Internacionais da POLI-USP. Coordenador do Laboratório de Hidrodinâmica Experimental do NDF (Núcleo de Dinâmica e Fluidos). Coordenador do Grupo de Engenharia Renovável do Oceânico. É Diretor de Comunicação e Difusão do Conhecimento do RCGI/POLI-USP.

Rômulo também recebeu, recentemente, um convite para participar de um outro processo seletivo para Pós-doutorado no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, no Rio de Janeiro, onde para este, a pesquisa envolve deep learning fluid turbulence (Aprendizado Profundo de Máquina com Inteligência Artificial em fluidos turbulentos).

O laureado, casado há 24 anos com Diana Guimarães de Oliveira Santos, é licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Acre (Ufac), possui Doutorado em Matemática Aplicada pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, em Portugal. Agora, com titulação validada/reconhecida nacionalmente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost