Projeto do deputado Manuel Marcos que institui Grupo Parlamentar Brasil-Malawi é aprovado

A proposição tem por finalidade adensar as relações bilaterais entre a República Federativa do Brasil e a República do Malawi, na vertente da denominada “diplomacia parlamentar”, por meio da instituição de um Grupo Parlamentar a ser composto pelos Deputados que a ele aderirem.

Localizada no sudeste da África, a República do Malawi é um estado densamente povoado, cuja economia é baseada na agricultura (cerca de 85% da população vive em áreas rurais), sobretudo na cultura do tabaco, que responde por mais da metade das exportações do país.

De acordo com o então embaixador brasileiro no Malawi, Gustavo Martins Nogueira, existe um amplo espaço para o aprofundamento da agenda bilateral de cooperação técnica, comercial e de investimentos brasileiros nesse país africano.

“A proposta foi com o intuito de abrir novos canais para o exercício da diplomacia parlamentar, para que as relações bilaterais possam alcançar um patamar superior, é necessária a utilização de mecanismos que propiciem a participação de múltiplos atores nesse processo”, afirma o republicano.

O Brasil já atua em parceria com Malawi no Projeto de Fortalecimento do Setor Algodoeiro nas Bacias do baixo Shire e Zambeze, implementado em conjunto pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e pela Embrapa, na área dos investimentos, é digna de relevo a atuação da empresa Vale do Rio Doce, na expansão da infraestrutura ferroviária no contexto do Corredor de Nacala1, sistema logístico que inclui ferrovia, terminal marítimo e porto, e que oferece ao Malawi acesso ao mar.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost