Quandú que assustava crianças é capturado em ramal de Sena Madureira

Uma guarnição de salvamento do corpo de bombeiros se deslocou até a zona rural de Sena Madureira para capturar um animal da espécie Quandu, que estava assustando crianças à caminho da escola. O animal foi retirado do ramal e solto em outro local de mata.

O fato ocorreu na quinta-feira (10), em um dos ramais de acesso a escola Leonice Bregence, localizada na altura do quilômetro 23, da BR-364 sentido Sena Madureira a Rio Branco.

Segundo os bombeiros, era por volta das 12h e as crianças que se encaminhavam para a escola estavam com medo do “bicho”, já que o mesmo tem o hábito de lançar seus espinhos como forma de defesa própria, sendo necessária a intervenção dos profissional bombeiros, que estiveram no local e fazerem a captura do animal sem maiores dificuldades.

O que é o Quandú

Coendou prehensilis é um mamífero de 30 a 60 centímetros de comprimento e de 2 a 4 quilogramas de peso máximo, seu corpo é coberto por espinhos curtos e pontiagudos em cor esbranquiçada ou amarelada, misturada com o pelo mais escuro. Esse animal tem hábitos arborícolas, segurando-se com sua cauda preênsil, e transita com frequência pelas bordas das matas de galeria, onde pode entrar em contato com animais domésticos e pessoas.

São animais noturnos e crepusculares. À noite, saem para procurar alimento, principalmente frutos (Eisenberg e Redford, 1999), com diversas adaptações fisiológicase metabólicas para a herbivoria. Vivem solitários ou em pares, produzindo um único filhote por ninhada. São animais que têm vida reprodutiva de até 12 anos. O porco-espinho recém-nascido é coberto com cabelos vermelhos e espinhos pequenos, que se endurecem pouco depois do nascimento.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Quandú que assustava crianças é capturado em ramal de Sena Madureira