A Federação das Indústrias do Acre (FIEAC) sedia nesta sexta-feira, 25, a partir das 8h, uma importante palestra sobre o Sistema de Custos Referenciais de Obras (Sicro). O evento é introdutório ao curso de mesmo tema que será realizado no período da tarde e se encerra no sábado, 26.
A realização do evento, que surgiu a partir de uma demanda da Câmara Técnica da Construção Civil do Fórum do Desenvolvimento do Estado do Acre, conta com a parceria do IEL, Sinduscon, Sincepav e Sebrae. A proposta é capacitar profissionais do ramo para a formação de custos de obras públicas de infraestrutura de transportes no estado.
Em maio, também por demanda da Câmara Técnica, a FIEAC realizou um Seminário Técnico de Revisão do Sinapi (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil), em virtude de o estado ser o terceiro maior preço do metro quadrado do país. Desde março, com a instalação das câmaras técnicas, foi realizado estudo sobre o setor da construção civil no estado do Acre e como os trabalhos vêm sendo desenvolvidos atualmente. Diante deste cenário, foram levantados desafios e demandas do setor, resultando nessas duas pautas, consideradas como prioritárias para este ano.
Para conduzir o evento sobre o Sicro, foi designado o mestre em geotecnia, Luiz Heleno Albuquerque Filho, engenheiro civil pela Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto; servidor de carreira do DNIT na função de analista em infraestrutura de transportes; professor de cursos de qualificação e aperfeiçoamento do DNIT nas áreas de custos e de superestrutura ferroviária, e em outras instituições de pós-graduação. Filho também ocupou, de outubro de 2011 a janeiro de 2019, o cargo de coordenador-geral de Custos de Infraestrutura de Transportes (CGCIT/DIREX).
PÚBLICO-ALVO – Profissionais de empresas construtoras, consultoria (orçamento, fiscalização, projeto, supervisão e gerenciamento dos serviços), prefeituras, secretarias de Estado de Infraestrutura, agentes financiadores de obras públicas, controladorias internas e Tribunais de Contas, engenheiros, estudantes de Engenharia e quaisquer interessados em agregar conhecimento à sua atividade profissional.