Único governador ao lado de Bolsonaro na China, Cameli causa ciúmes em estado vizinho

Ciumeira geral

A agenda do governador Gladson Cameli na China, como único governador da caravana liderada pelo presidente Jair Bolsonaro, está gerando uma série de ciumeiras. Em Porto Velho, nosso estado vizinho, a ciumeira ganhou notas nos grupos de WhatsApp.

Abre aspas

“Enquanto o seu governador Marcos Rocha e seus puxa sacos vão pra escadaria do Palácio Rio Madeira fazer danças ridículas pros comissionados, no suposto dia do servidor, o governador do Acre, aproveitou a tão propagada amizade com Bolsonaro e foi pra China e ganhou um parque industrial, que irá gerar 20 mil novos empregos para os acreanos. Enquanto isso, aqui em Rondônia, o povo dança sem empregos, dança sem saúde e dança nas mãos dos bandidos, sem PM nas ruas, já que, nada menos que, 444 militares estão no Palácio Rio Madeira” (sic).

Amizade e negócios não se misturam

O governador Gladson Cameli fez o comum na vida pública, ou seja, tem boas relações com os governadores de Rondônia e do Amazonas, mas, amizade à parte, foi cuidar dos negócios de interesse do Acre.

Dedo do governador

A coluna ficou sabendo que a agenda em Shandong, uma província no leste da China no mar Amarelo, teve a intervenção direta do governador Gladson Cameli que exigiu a assinatura de um protocolo com os chineses para que, diferente de outras missões internacionais, tudo não ficasse apenas no papel.

Província industrial

Para se ter uma ideia da importância do acordo assinado em Shandong, essa é uma província conhecida pelo seu potencial industrial. Com uma população de 96 milhões de habitantes, milhares de empresas movimentam os setores de energia, química, metalurgia, mecânica, eletrônica, têxtil, informática e construção. Os empresários dessa região movimentam 2.279,8 bilhões de yuan [moeda chinesa], com crescimento de 11% ao ano.

Territórios diferentes

Enquanto o governador Gladson Cameli transitava na China, o governador em exercício, Major Rocha, tomava uma caiçuma no alto Rio Gregócio, no Festival Yawanawa, ao lado da esposa, Selma Rocha e do deputado Luiz Gonzaga (PSDB).

Escritório

O governador inaugura na tarde de segunda-feira (28), como a coluna adiantou em primeira mão, o seu escritório em Cruzeiro do Sul. O gabinete do governador jura de pés juntos que o espaço será utilizado para agendas institucionais, mas, o novo espaço já causa ciumeira geral na terra dos Nauas. Intrigas à parte, a verdade é que essa é a primeira vez que um vice-governador terá uma representação na segunda maior cidade do Acre.

Livre de vacinação

O esforço é grande por parte da secretaria de produção e agronegócio para tornar o Acre zona livre de vacinação contra aftosa. Mas há quem aposte que ainda não será desta vez que o estado avançará seu status sanitário. Dia 21 tem encontro do chamado Bloco 1 em Rio Branco, evento envolve Amazonas, Rondônia e Acre.

Fazer sua parte

O produtor rural é quem mais precisa fazer sua parte neste momento em que técnicos do Ministério da Agricultura estão de olho em todas as ações contra a aftosa para chancelar a mudança de status sanitário. É que daqui pra frente, ou seja, após a campanha que se estende até 30 de novembro, o pecuarista será o maior fiscal sanitário.

Jenilson fora

O deputado estadual Jenilson Leite (PSB) não deve enfrentar a guerra de leões que seria imposta com uma pré-candidatura sua em Tarauacá. Na cidade do abacaxi grande, a confusão em torno dos nomes de oposição aumenta a cada dia.

Estratégia

O Tribunal de Justiça do Estado deverá apoiar de forma integral uma suposta greve dos servidores. A pressão seria para forçar o governo aumentar os repasses institucionais. É a informação que chegou à coluna de uma costura de bastidores com o sindicato.

Prazo de validade

Dia 15 de novembro é uma data marcada para que o governador Gladson Cameli decida o futuro de uma importante secretaria de sua gestão. Caso tal gestora não apresente os resultados esperados, a caneta vai funcionar.

Petecão revelou

O radialista e coordenador da Aldeia FM em Brasileia, Chiquinho Chaves, é pré-candidato a prefeito de Epitaciolândia. Pelo menos foi o que deixou escapar o senador Sérgio Petecão durante entrevista na Aldeia FM de Rio Branco.

PUBLICIDADE