Acre registra queda de participação da agropecuária na economia, diz estudo

Um estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que no Acre, o setor de agropecuária teve a maior redução na participação da economia do estado entre todos os setores. A agropecuária saiu de 11,7% em 2016, para 10,5% em 2017. De acordo com o estudo, o desempenho foi influenciado fortemente pelo resultado da agricultura, inclusive apoio à agricultura e a pós-colheita, que registrou retração em volume de -13,2%, devido à queda na produção da mandioca, principal produto desta atividade no estado.

Já a indústria, que representava 8,6% do valor adicionado bruto do estado em 2016, reduziu sua participação para 8,0% em 2017 e registrou queda em volume de 6,7% no período. Isso devido a influência da construção, atividade de maior peso na indústria, e que registrou retração em volume de -10,8%.

O setor de serviços se manteve como o grupo de atividade de maior participação na economia acreana, representando 81,6% do valor adicionado bruto. Em 2017, os serviços registraram expansão de 2,4%, influenciada por atividades profissionais, científicas e técnicas, administrativas e serviços complementares (17,1%); comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (3,8%) e atividades imobiliárias (4,5%).

PUBLICIDADE