ContilNet Notícias

Acre supera percentual nacional e diminui desemprego, aponta pesquisa do IBGE

Por TIÃO MAIA, PARA CONTILNET

Menos recursos para trabalhadores do Acre/Foto: Reprodução

O desemprego caiu no Acre no 3º trimestre de 2019, informam dados do  IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os números apontam que a taxa de desempregados no Estado caiu em 12,8%, acima da taxa nacional, que ficou em 11,8%.

Os números foram revelados nesta terça-feira (19) pelo Observatório do Fórum Permanente de Desenvolvimento do Acre,  uma organização ligada à Federação da Indústria do Acre (Fieac) e que é coordenado pelo economista Orlando Sabino da Costa, professor de Economia da Universidade Federal do Acre (Ufac).

De acordo com os dados disponibilizados pelo economista, que coordena a equipe técnica do Fórum,  o aumento na oferta de emprego se deu  graças ao aquecimento do setor de serviços. “Com  o final do ano se aproximando, espera-se um aquecimento do comércio varejista. Os setores da indústria de transformação e da construção civil também cresceram um pouco”, disse Sabino.

Segundo ele, ainda não se observou um aumento substancial nos investimentos públicos do novo governo. “Acredito que o pagamento do salário do funcionalismo em dia está permitindo esta tímida retomada. Precisamos da volta dos investimentos públicos para que tenhamos uma retomada mais sólida”, acrescentou.

Orlando Sabino lembrou que a taxa do Acre de desemprego  o Acre  apresentou uma redução de 0,8 ponto percentual (p.p.) frente ao 2° trimestre de 2019, que foi de 13,6%, e estabilidade em relação ao mesmo trimestre de 2018, de 13,1%. O IBGE apontou que no terceiro trimestre de 2019 o número de desempregados no Acre era de 45 mil contra 48 mil no trimestre anterior. Os dados são do IBGE – PNAD Continua Trimestral, referente ao 3º trimestre, publicados nesta terça-feira.

De acordo com o economista, a equipe técnica do Observatório do Fórum Permanente de Desenvolvimento do Acre está elaborando um boletim completo da Força de Trabalho do Acre com os dados da PNAD, que em breve estará disponível no site do observatório, no seguinte endereço: http://observatoriodoacre.org.br/publicacoes

Sair da versão mobile