Entrou água no chopp
Não é mais dada como certa a dobradinha em Senador Guiomard entre a professora Branca (PSDB) e o ex-prefeito Celso Ribeiro (MDB). Empolgado com a liderança em vários cenários de pesquisa, Ribeiro já pensa em cabeça de chapa. A decisão deve sair após sua recuperação cirúrgica.
Osso duro
Tem uma coisa: se o prefeito André Maia decidir disputar a reeleição, será um osso duro de roer. Ele voltou para o cargo com todo gás, e c om certeza terá o apoio do senador Sérgio Petecão e sua tropa de choque, que não entram em política para brincar. O Coleho, quando sai da toca, saia do meio…
Violência
Apesar dos esforços que vem sendo feito pelo secretário de Segurança Pública, Paulo César, a violência no Acre atingiu índices inaceitáveis e a grande dificuldade em se por um fim a esse mal é a multiplicidade e grandeza de suas causas. O que existe é um ciclo vicioso, tratar esse problema exige empenho dos órgãos de segurança assim como o da sociedade.
Carreata
Nesse sentido, de que a sociedade precisa se empenhar mais no combate ao crime, a carreata puxada pelo governador Gladson Cameli e o vice-governador Major Rocha pelas ruas de Rio Branco, apresentando mais de 120 caminhonetes que serão entregues ao sistema, é bem vista, pareceu um convite à integração de forças.
O preço da crueldade
Trezentos milhões de reais por dia é o custo estimado da violência no Brasil, o equivalente ao orçamento anual do Fundo Nacional de Segurança Pública, e um valor superior ao envolvido na reforma da Previdência que tanto mobilizou os governos.
Outros valores
Esses valores não contabilizam o sofrimento físico e psicológico das vítimas da violência, no Acre, milhares de famílias passam por esse amargo sentimento.
Novo comando
A chegada do Coronel Ulisses nesse momento de reaparelhamento das polícias aumenta ainda mais a sua responsabilidade no comando da Polícia Militar. Ele prometeu ações diárias de enfrentamento ao crime organizado.
Sem alternativa
Se não houver entendimento entre sindicalistas e deputados, o estado não terá outra alternativa senão a de decretar calamidade financeira. Todos só falam na fonte 100 (cofres do estado) e não querem dividir a responsabilidade de pagar a conta. É preciso bom senso. A teta um dia seca.
Diálogo
Uma coisa é certa, o diálogo existe, as partes sentaram na mesma mesa. Até o dia 26, data em que será colocada em votação o projeto na Assembleia, tem tempo suficiente para uma redação final que agrade a maioria. O caminho da austeridade deve prevalecer.
Janaína na terra do abacaxi
A senadora Mailza Gomes (Progressistas-ac) carimbou a pré-candidatura da vereadora Janaína em Tarauacá. O ato de filiação contou com a participação de novos filiados que fortalecem o partido do Palácio Rio Branco na região.
Agenda positiva
A senadora Mailza Gomes completa a segunda rodada pelos municípios acreanos com agenda no Baixo Acre neste final de semana. Fazendo o dever de casa ela voltará para Brasília com excelentes resultados de fortalecimento do partido.
Benção de Paulinho da Força
A deputada federal Vanda Milani teve a benção da executiva nacional do Solidariedade para sua pré-candidatura a prefeita de Rio Branco. O encontro em Brasília teve, entre outras garantias, a de recursos para a campanha. Vanda deverá ser uma das únicas mulher do SD a concorrer ao cargo de prefeita em todo o país.
Chegou chegando
O novo secretário de produção e agronegócio, médico veterinário Edvan Maciel, chegou mostrando serviço. Assinou um termo de cooperação técnica que deve chancelar a migração do Acre como área livre de aftosa sem vacinação, trazendo para o cenário, o Fundepec.
Faltava diálogo
Faltava diálogo entre o ex-secretário Paulo Wadt e os setores da pecuária. Esse foi um dos principais motivos que levaram à sua caída. Fora isso nada pode ser acrescentado a sua curta gestão à frente da SEPA. A deputada Mara Rocha não conseguiu provar as denúncias feitas contra Wadt.
Sistema S
O deputado estadual José Bestene (Progressistas) foi o autor do requerimento para a sessão solene em homenagem ao Sistema S, realizado nesta quinta-feira (14) na Assembleia Legislativa do Acre. Entre as poses e selfies, Silvinha, a irmão do ex-governador Tião Viana, não passou despercebida.