O feriado do Dia de Finados, celebrado neste sábado (2), além de homenagear os mortos, é também uma oportunidade para quem quer ganhar um dinheiro extra. Em todas as entradas do maior cemitério de Rio Branco, o São João Batista, o que se viam eram filas de tendas que vendiam em sua maioria, velas e flores.
A expectativa, segundo a coordenação do cemitério, é que cerca de 15 mil pessoas passem São João batista somente neste sábado. Apesar do número alto, os comerciantes reclamaram que pelo menos pela manhã, o movimento estava fraco.
Huana alencar, contou que esse já era o terceiro consecutivo que colocava produtos para vender no frente do cemitério. “O movimento agora de manhã tá fraco mas a gente tá conseguindo vender nossos produtos direitinho. Esse ano além de flores e velas eu trouxe também cachorro quente. Espero que a tarde melhore”.
Já o casal Roberto Gomes e Maria Auxiliadora, está no cemitério pelo segundo ano. A expectativa deles é também de melhora nas vendas pela parte da tarde. “No ano passado foi assim também, o movimento de manhã é mais fraco, mas a tarde melhora. No ano retrasado fomos para o Jardim da Saudade e o movimento lá era maior do que aqui. A gente esse ano investiu em diversos tipos de flores como arranjos, vasos e coroas, e tem de R$ 5 até até R$ 40. Tem pra todos os gostos e todos os bolsos”, disse Roberto.