A 10ª edição do Festival Pachamama – Cinema de Fronteira, chega ao final neste sábado (23), após uma semana de vasta programação. E para encerrar com chave de ouro, várias atividades foram programadas para acontecer ao longo do dia pela organização do festival.
As sessões de filmes se iniciam a partir das 15h, no Cine Recreio, começando pelo filme “Mujer Nomade”, de Martin Farina, da Argentina, na Mostra Identidade. Na sequência, às 16h30, pela Mostra Jorge Sanjinés, será exibido o filme boliviano “La Nación Clandestina”, já às 18h30 é a vez do filme “Pia Vila – Passeio Sideral”, de Danilo S’Acre. Por fim, será exibido “Indianara”, de Marcelo Barbosa e Aude Chevalier-Beaumel, que retrata a trajetória da revolucionária Indianara, que luta com seu bando pela sobrevivência das pessoas transgêneras no Brasil.
Outra atividade de encerramento é o “Encontro Trans de Corpo e Alma na Própria Identidade”, que está programado para começar às 17h30, também no Cine Recreio, com a presença de diversas ativistas e militantes trans. A atividade é aberta ao público.
O derradeiro suspiro do festival fica por conta da tradicionalíssima Pachafesta, que neste ano será celebrada no deck do Mercado dos Colonos, a partir das 22h, e terá a participação do DJ boliviano Sonidos Martines, que trará os ritmos mais famosos das praias uruguaias, das baladas caribenhas, dos hermanos bolivianos, peruanos, argentinos e espanhóis. Para completar a noite, os DJs Malu e Aldeia Global fazem participação especial neste momento destinado aos fãs da musicalidade latina.
Os ingressos custam R$ 20 inteira e R$ 10 estudante, e podem ser comprados na bilheteria do Cine Recreio a partir das 17h, na portaria da festa ou através deste link.

