ContilNet Notícias

Dia de Finados: maior cemitério de Rio Branco espera receber 15 mil pessoas nesse feriado

Por THIAGO CABRAL, DO CONTILNET

O Dia de Finados no maior cemitério do Acre, o São João Batista, começou tranquilo. O movimento começou tímido nas primeiras horas da manhã deste sábado (2), com pouca gente circulando entre os túmulos. Uma missa celebrada pelo bispo de Diocese de Rio Branco, Dom Joaquim Pertinez, foi celebrada antes das 9 horas da manhã.

Bispo de Diocese de Rio Branco, Dom Joaquim Pertinez, celebraou uma missa na manhã deste sábado (2)/Foto: ContilNet

Segundo Eladio Meireles, coordenador dos cemitérios de Rio Branco, no São João Batista, a expectativa é que pelo menos 15 mil pessoas passem pelo local neste sábado, no Jardim da Saudade, o número também deve ser parecido, mas como o feriado caiu em final de semana, a movimentação pode ser ainda maior.

Eladio Meireles, coordenador dos cemitérios de Rio Branco, diz que expectativa é que pelo menos 15 mil pessoas passem pelo cemitério/Foto: ContilNet

“Muitas pessoas também fazem suas visitas antecipadamente para evitar a multidão, muitos familiares fazem desta forma, mas nós nos preparamos para receber um grande fluxo neste dia, que tem missa e outras programações. Como o feriado caiu no sábado, amanhã [no domingo] também tem muita movimentação, muita gente deixa para o outro dia com o mesmo proósito de quem antecipa que é evitar a multidão”, explicou.

Meireles destacou que a limpeza do cemitério é feita constantemente, porém, para a data em que aumenta-se o fluxo de visitantes, a prefeitura empenhou um número maior de pessoas. “Os trabalhos foram intensificados ao longo desta semana, foram mais de 120 colaboradores envolvidos direta e indiretamente na limpeza e reformas dos cemitérios”, explicou.

Visitantes vieram da várias cidades do estado e até de outros estados para visitar entes queridos/Foto: ContilNet

O gerente explicou que muitas pessoas que vão ao cemitério não sabem a localização do tumúlo que vai visitar e antes isto era um entrave, pois era feito de forma manual e demandava muito tempo, ocasionando demora e uma longa espera. Isto mudou, já que os cemitérios que são cuidados pela Prefeitura de Rio Branco estão com sistema todo informatizado, o que otimiza o trabalho e reduz a espera.

“Avançamos muito nisso, com o sistema informatizado reduziu a multidão e os familiares procurarem por seus entes queridos e ficar aquela demora de uma ou duas horas”.

E para visitar o túmulo dos entes queridos, alguns familiares não mediram esforços e vieram de longe, como o caso de Dona Clementina, que mora em Porto Velho e veio visitar o túmulo do irmão, falecido nos anos 80. “Sempre que eu posso venho aqui no Acre visitar o túmulo do meu irmão, éramos muito apegados. E nesse ano coincidiu de eu vir bem no dia de finados. A saudade é grande mas dá um conforto puder vir visitá-lo numa data tão simbólica”, disse.

Um dos túmulos mais conhecidos e visitados no cemitério, o do ex-governador Edmundo Pinto, estava tranquilo na manhã deste sábado (2), poucas pessoas foram ao local.

Túmulo do ex-governador Edmundo Pinto recebeu poucas visitas durante a manhã/Foto: ContilNet

Outro túmulo que chama bastante atenção é de uma criança que morreu há 19 anos, e de tão bem cuidado, desperta curiosidade de quem passa pelo local. No túmulo, até um exaustor foi instalado para ajudar na ventilação.

Veja mais fotos do cemitério feitas na manhã do feriado:

Sair da versão mobile