O homem que foi morto na quarta-feira (21), em Xapuri, com um tiro de espingarda no peito, era presidente do PSOL no município, Josemar Conde, de 48 anos, era o mecânico de motor e o crime ocorreu na Reserva Extrativista Chico Mendes.
Entenda: Empresário é morto com tiro de espingarda no peito no interior
Segundo o site O Alto Acre, a vítima teria ido ao local para tratar da divisão de terras na localidade e foi convidado por seu algoz, até o momento identificado como Francisco, ou “Chico Doido”, e ficaram conversando na casa. Foi quando o caseiro ouviu um disparo de espingarda e depois viu o acusado correndo para dentro da mata.
O caseiro contou que viu a vítima baleada na região do peito e ombro, indo a óbito no local. Depois, andou cerca de cinco horas no ramal de difícil acesso até chegar na estrada e depois, ir de carro até a cidade para avisar a esposa da vítima, que depois acionou as autoridades.
A disputa entre o mecãnico e o suspeito já dura três anos e durante este tempo houveram brigas e ameaças e Josemar Conde já teria registrado um boletim de ocorrência.
O local onde ocorreu o crime, é de difícil acesso e por isso, mesmo que a morte tenha acontecido na tarde de quarta, somente nesta quinta (21), o corpo do mecânico foi resgatado com o helicóptero do governo, trazido para Rio Branco e após autópsia no IML será levado de volta à Xapuri para ser velado.