Não há favoritos na eleição que o Ministério Público do Acre (MPAC) realiza durante todo o dia desta segunda-feira (18), em Rio Branco, para a escolha da listra tríplice a ser enviada ao governador Gladson Cameli para dali tirar o homem ou a mulher que vai dirigir a Procuradoria Geral de Justiça do Estado pelos próximos dois anos. A votação começou às 8 horas e se estenderá até às 17.
A atual procuradora, Kátia Rejane de Araújo, é uma das candidatas – os outros seis são: os procuradores Edmar Monteiro Filho, Cosmo Lima Souza, Rita de Cássia Nogueira Lima e Carlos Roberto da Silva Maia, além dos promotores de justiça Ricardo Coelho de Carvalho, Alessandra Garcia Marques e Francisco Maia Guedes.
O colégio eleitoral é formado por 84 eleitores, entre procuradores e promotores. A urNa de votação está na sede principal do órgão na Capital, na Rua Marechal Deodoro. Os eleitores do interior, os promotores de justiça, podem vir votar em Rio Branco ou enviarem o voto, por antecipação, pelo Correio. Não se sabe, ainda, quantos votaram nesta condição. O resultado eleitoral será conhecido a partir das 17 horas, quando começará a apuração dos votos.
A comissão eleitoral é presidida pelo procurador João Marques Pires. Também fazem parte da Comissão os promotores Rogério Muñoz e Maria Fátima Ribeiro (secretária). Como suplentes foram designadas as promotoras Patrícia Paula dos Santos e Vanessa Muniz. Cada membro poderá escolher até três candidatos.
Após a apuração dos votos, uma ata da eleição será remetida à procuradora-geral, a quem cabe encaminhar a lista tríplice ao governador do Estado, que terá quinze dias para fazer a nomeação. O mandato de procurador-geral é de dois anos, podendo ser renovado por igual período, após novo processo eleitoral. O governador Gladson Camei tem anunciado que não vai usar os 15 dias para fazer a nomeação. Segundo sua assessoria, assim que tiver a lista tríplice em mãos, Gladson Cameli fará a nomeação. O governador tem a prerrogativa de escolher qualquer um dos três nomes da lista, independentemente de sua colocação, o que significa que a primeira colocação, embora seja um bom requisito, não é suficiente para a escolha.