A Prefeitura de Rio Branco, por determinação da prefeita Socorro Neri, está levando aos servidores da área da Educação ações de saúde, cidadania e outros serviços, por meio do programa Cuidando de Quem Educa.
O programa é executado pela Secretaria Municipal Saúde (SEMSA) e pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Defensoria Pública do Estado, Uninorte, Senac e empresários locais. O programa, possibilita acesso rápido e sem burocracia a serviços de saúde, orientações na área jurídica e financeira aos educadores da rede municipal de ensino da capital.
Nesta quinta-feira (7) o programa chegou aos servidores da Escola Municipal Ismael Gomes, no bairro Tancredo Neves, parte alta da cidade.
Lançado e idealizado pela prefeita Socorro Neri, que por ser professora conhece bem a rotina dos educadores, o programa se consolidou por sua importância na promoção da valorização e reconhecimento do trabalho executado pelos profissionais da educação no município.
Com foco na saúde da educadora, principalmente na garantia do agendamento de mamografias, o programa também oferta demais serviços de saúde (testes rápidos, aferição de pressão e glicemia, agendamentos de consultas médicas e de enfermagem), orientações jurídicas, educação financeira e atividades que elevam a autoestima dos educadores da rede municipal de ensino.
Institucionalização
De acordo com o secretário Municipal de Educação, Moisés Diniz, a ideia é institucionalizar o Cuidando de Quem Educa em 2020, destinando, inclusive, recursos da Prefeitura e de emendas parlamentares, visando à ampliação do programa, que deverá ser executado durante todo o ano.
“O objetivo, colocado pela prefeita Socorro Neri, é de que até ao final deste ano todas as nossas educadoras tenham acesso a exames de mamografia”, ressaltou o secretário de Educação, Moisés Diniz. “A Prefeitura, através do projeto, levará, semanalmente, ações com atendimentos a educadores de toda rede de ensino municipal. A previsão é que as ações integrem o calendário do ano letivo a partir de 2020”.
Cuidar de quem educa
As mulheres somam a maioria no quadro de funcionários da Educação da Prefeitura de Rio Branco, sendo que muitas cumprem jornada dupla de trabalho, na escola e em casa. “Nós queremos ajudar no que pudermos para garantir a qualidade de vida das nossas educadoras. Esse programa vai continuar por toda a minha gestão”, garantiu a prefeita durante o lançamento do programa.
A merendeira Maria Luiza Silva Sena, que havia agendado três tipos de serviços ofertados na edição desta quinta-feira e aguardava atendimento, disse da importância do programa para a categoria. “É muito importante (o programa), uma vez que nós trabalhamos durante todo o dia e não dispomos de tempo para sair em busca desses serviços que estão sendo oferecidos hoje para nós”, afirmou.