Por um momento a jovem de 15 anos se viu recobrando a consciência no interior de uma ambulância do Samu, após desmaiar. E não levou cinco minutos para que o veículo chegasse até o atendimento médico, onde foi acolhida pelos plantonistas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruzeiro do Sul. Se o problema tivesse ocorrido duas semanas atrás, Tágila Cristina de Jesus Silva teria de ser levada ao Hospital do Juruá, situado a pelo menos cinco quilômetros de onde está a sua casa, no bairro da Baixa, e o desfecho poderia ter sido grave. Na tarde desta terça-feira, 12, ela recebeu o governador Gladson Cameli, em sua primeira visita à unidade, antes da inauguração oficial, prevista para acontecer na próxima segunda-feira, 18, com a presença de autoridades do Governo Federal, entre elas o ministro da Justiça Sérgio Moro.
Ao lado da primeira-dama, Ana Paula Cameli, o governador visitou as dependências da nova UPA, ouviu os profissionais e também transmitiu-lhes uma mensagem de encorajamento para que ajudem a nova gestão estadual a fazer da Saúde uma pasta realmente comprometida com a população, sobretudo a mais humilde, que tanto precisa do acolhimento digno e humano a que merece.
“Quando Deus e o povo querem as coisas acontecem. Basta querer. Basta ter a vontade de fazer. E aqui o meu agradecimento vai para todos. E eu não poderia também deixar de falar no ex-governador que iniciou a obra, Tião Viana. E isso [a menção ao ex-governador] é uma prova que estou acima das questões políticas. Então, estamos hoje aqui vendo com os próprios olhos a conclusão das obras e a UPA funcionando”, destacou o governador Gladson Cameli.
Para muitos servidores da unidade, a primeira UPA do Vale do Juruá simboliza a redenção em suas vidas, pela oportunidade valiosa do primeiro emprego.
São os exemplo das jovens Luiza Silva de Souza, de 24 anos, e Jéssica Oliveira Coelho, 28 anos. Ambas são graduadas em enfermagem pela Universidade Federal do Acre.
“Neste momento, estou ainda na fase de observar os mais veteranos trabalharem, mas a sensação de ter uma ocupação e uma renda na área para a qual eu me profissionalizei é maravilhosa”, comemora Luiza.
Para Jéssica Coelho, depois de ter trabalhado em um projeto de pesquisa, com fundamentos totalmente teóricos, entrar para a prática da enfermagem é algo que a completa enquanto pessoa e profissional de saúde.
“Fui contratada em caráter emergencial. E hoje posso dizer que a oportunidade de estar lotada na UPA foi a melhor coisa que já me aconteceu este ano”, ressalta, visivelmente emocionada.
As obras da UPA de Cruzeiro do Sul foram iniciadas em 2016, mas acabaram sendo paralisadas por falta de gerenciamento do governo passado, sendo prontamente retomadas neste primeiro ano da administração Gladson Cameli.
Tem sala urgência e emergência, sala de gesso, de raio-X, de inalação, sala de medicamentos, dois consultórios, 19 enfermarias e rampa de acesso por maca ao segundo piso.
A unidade está localizada na rua Rui Barbosa, região central de Cruzeiro do Sul, com possibilidade de receber pacientes que chegam pelos ramais até o mercado central e ribeirinhos que aportam no centro, vindo das regiões mais remotas da Bacia do Juruá.