A temporada europeia ainda está no começo, é verdade, mas os brasileiros custam para conseguir brilhar pelas principais ligas do continente. Levando em consideração os campeonatos de Alemanha, Espanha, Inglaterra e Itália, apenas dois jogadores nascidos no Brasil aparecem no top 5 dos rankings de gols e assistências.
Entre os artilheiros, o único representante brasileiro é o centroavante Willian José, da Real Sociedad. O ex-jogador de São Paulo e Santos é o quinto maior goleador do Campeonato Espanhol. Foram cinco gols marcados em 11 partidas de La Liga. O artilheiro da competição é Gerard Moreno, do Villarreal, com oito gols.
Nenhum outro brasileiro aparece no topo da artilharia no Alemão, no Inglês ou no Italiano. Quem chega mais perto é Wesley, do Aston Villa, que tem quatro gols e é o 17º maior goleador da atual edição da Premier League.
No quesito assistências, o melhor representante do Brasil é Roberto Firmino. Ele tem três passes para gols em dez partidas do Campeonato Inglês, seis a menos do que o líder Kevin de Bruyne, belga do Manchester City. O curioso é que o centroavante do Liverpool não consegue subir no ranking de artilharia — só marcou três vezes — mesmo sendo o segundo maior finalizador da Premier League, com 32 conclusões a gol.