Vereadores entregam relatório contra prefeito de Capixaba ao MP e à Polícia Federal

O relatório da Câmara Municipal de Capixaba, município 77 quilômetros da Capital Rio Branco, propondo a criação de uma comissão processante para buscar o afastamento do cargo do prefeito em exercício Antônio Ribeiro, o “Joãzinho” (MDB), já está em mãos da promotoria de Justiça de Xapuri e da Polícia Federal. O documento foi entregue às instituições na tarde da última quinta-feira (13). Capixaba é subordinada à promotoria Justiça de Xapuri.

Os vereadores Gedeão Silva, Geane Silva e Chico Gomes, que entregaram o relatório às autoridades/Foto: ContilNet

O relatório foi entregue por parte da maioria de vereadores que votou favor do indiciamento do prefeito em relação às denúncias de irregularidades na Prefeitura. O prefeito é acusado de se apropriar de dinheiro público através do que ficou conhecido como “o escândalo do laranjal”. O nome é uma referência ao sistema em que uma pessoa empresta seu nome para uma irregularidade, o conhecido “laranja”. No caso, os “laranjas” eram pessoas que faziam parte da folha de pagamento da Prefeitura sem jamais terem prestado serviços à municipalidade e muitos disseram à Comissão de Investigação da Câmara que desconheciam o contrato.

Os vereadores Gedeão Silva, Geane Silva e Chico Gomes, que entregaram o relatório às autoridades, disseram que fizeram a parte que lhes cabia no processo. “Estamos procurando às autoridades maiores porque a Câmara Municipal não consegue realizar seu trabalho com plenitude enquanto o prefeito estiver o cargo”, disse a vereadora Geane Silva. “Ele precisa ser afastado para que possamos agir”, acrescentou.

PUBLICIDADE