Alunos da Apae Rio Branco participarão do 11º Batizado Capoeira Especial

Será realizado na sexta-feira, 6, às 9h, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em Rio Branco, o 11º Batizado Capoeira Especial. A programação, alusiva ao Projeto Oficina de Folguedos Danças Tradicionais – “Garantindo o Modo de fazer Tradicional”, tem início na instituição de ensino especial, na quinta-feira, 5, com uma mesa redonda onde ocorrerá a abertura do encontro com uma breve apresentação do modelo político cultural aos mestres convidados (capoeiristas), além da divulgação das oficinas desenvolvidas com os alunos acolhidos pela entidade.

Everton da Silva, o mestre Arrepiado, que desde 2005 desenvolve na Apae o projeto “Capoeira Especial – Arte que Encanta”, ressaltou que o projeto visou a utilização das danças tradicionais, das quais a capoeira resgata, com os estudantes acolhidos pela instituição de ensino especial.

O objetivo foi de proporcionar aos alunos com deficiência, o esporte, a cultura, o lazer, o contato com a música, visando o desenvolvimento motor, cognitivo, proporcionando assim uma melhoria na qualidade de vida dessas pessoas através da prática da capoeira e do resgate das tradições brasileiras. Eles estão sendo protagonistas em fazer cultura, fazer capoeira”.

O mestre também falou sobre a culminância do projeto. “Realizaremos agora a culminância das atividades que foram desenvolvidas com eles. Entregaremos os materiais adquiridos por meio do projeto, a entrega de cem uniformes. O batizado é a nossa festa tradicional, onde eles passam para uma nova etapa, a troca de corda, a graduação do tempo dedicado a capoeira, iniciando um novo ciclo para eles. Estão todos convidados para prestigiar o evento”.

O projeto foi aprovado através do Fundo Municipal de Cultura da prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), tendo como idealizado a Apae e o grupo de capoeira Cordão de Ouro.

PUBLICIDADE