Cinco dicas para empreender nas festas de fim de ano, por Caroline Alves

Ao pesquisar na internet você conseguirá facilmente encontrar dicas de como transformar um trabalho temporário de final de ano em permanente.

A Associação Brasileira do trabalho Temporário (Asserttem) estima que em 2019 sejam criadas 570 mil vagas temporárias no Brasil, que para alguns pode se tornar permanente. Isso soa bem para todos, mas devemos lembrar que no Brasil hoje temos mais de 12 milhões de desempregados, ou seja, não terão vagas para todos.

Por isso, essa também é uma ótima oportunidade para começar a empreender. Para isso preparamos umas dicas que ajudarão você a fechar bem o ano e começar 2020 com caixa para empreender.

  1. O mais importante agora, assim como os trabalhadores temporários, é aproveitar a oportunidade, ainda que não seja algo permanente, para “faturar”, ou seja, formar um caixa. Para isso não recomendamos um empreendimento complexo e que exija de você muito tempo de planejamento e formação. O ideal é algo simples e que você possa começar imediatamente.

Talvez esse algo simples possa ser mais elaborado e melhorado no futuro e venha a se tornar algo permanente, assim como os empregos temporários podem se tornar permanentes.

  1. Como falei, você não dispõe de muito tempo para planejar estruturas complexas e empreendimentos muito elaborados, por isso recomendo que construa algo dentro de uma área que você conheça, por exemplo: se você sabe fazer doces ou salgados, empreenda nessa área. Final de ano tem muitas festas e confraternizações, você pode faturar bastante com isso.
  2. Observe o mercado e veja, dentre as suas habilidades de conhecimentos qual problema você pode resolver para as pessoas. Usando o exemplo do tópico anterior, você sabe fazer salgados ou doces, e muitas pessoas estão com o problema de encomendar esse tipo de alimento em razão do aumento de demanda nesse período. Sua habilidade e conhecimento resolvem esse problema? Se sim, então você tem aí uma oportunidade.
  3. Lembre-se que, mesmo com o aumento da demanda e o surgimento de uma oportunidade, você está entrando em um mercado com concorrentes. Então busque se planejar especialmente para três situações: 1. Não deixar estoque: É melhor produzir um pouco menos e vender tudo e ter que comprar mais matéria prima para produzir mais do que produzir muito e depois ficar com produto estocado; 2. Invista em divulgação: se ninguém souber o que você está fazendo você não conseguirá vender. Monte um perfil em redes sociais, visite possíveis clientes, fale sobre seu produto ou serviço; e 3. Busque fazer parceiras. O seu empreendimento de final de ano pode ser temporário ou não, mas as parcerias são para a vida toda. Busque pessoas ou empresas para fazer parcerias e se você precisar fazer um preço diferenciado para alguém ou alguma empresa que pode lhe abrir uma porta ou apresentar outros clientes ou baratear um custo de produção, vale a pena ter um ganho menor.
  4. Simpatia, tratar bem o cliente, ter um bom produto ou serviço e preço justo não são diferenciais. Portanto, busque enfatizar seu diferencial, seja ele um pós-venda diferenciado, ou brindes únicos ou acesso a promoções etc. Mas lembre-se que uma regra básica é: se você vende 10 entregue 11, ou seja, entregue sempre mais do que o combinado, isso fideliza o cliente.

Essas 5 pérolas podem ajudar você a empreender nesse final de ano, “faturar” um bom dinheiro e, quem sabe, acabar criando o negócio da sua vida.

Após as festas, caso você queira tornar seu negócio permanente, é essencial se profissionalizar e buscar as ferramentas necessárias para estruturar fisica, organizacional e juridicamente seu empreendimento. Para isso você pode contar com consultorias do SEBRAE do seu estado, de iniciativas e treinamentos como o “NUNCA FOI SÓ BATOM” que oferecemos para mulheres que querem empreender ou que já empreendem e querem crescer, ou outras formações que possam acontecer como eventos e palestrar sobre empreendedorismo. Conhecimento nunca é muito.

Por fim, para inspirar você onde empreender apresento algumas áreas que tem grande demanda nesse período, mas não são as únicas, busque olhar o mercado e ver a demanda:

  • Decorações temáticas: festas acontecem em ambientes familiares e empresariais, mas nem todos tem a habilidade e o tempo disponível para decorar os ambientes. Se essa é a sua habilidade, essa é uma área excelente para empreender.

  • Presentes manuais: Festa natalina é comercialmente relevante pela grande quantidade de presentes trocados. São milhares de festas com amigos secretos e são muitos pais presenteando seus filhos, fora as ações de caridade com presentes para crianças carentes. Criar peças únicas e artesanais tem um valor único e diferenciado de algo de uma linha de produção.

  • Alimentícios: Festas demandam comida e bebida. As festas natalinas demandam comidas específicas que não são feitas o ano inteiro. Além, muitas empresas fazem suas confraternizações de final de ano, demandando bebidas, doces e salgados. Um prato cheio para quem tem o dom da cozinha.

  • Cestas de natal: Muitas pessoas presenteiam, em especial as empresas presenteiam seus funcionários, com as famosas cestas de natal. Os grandes e pequenos varejistas de alimentos ofertam em suas lojas cestas prontas, mas que sabemos, não tem a qualidade e a beleza de uma cesta artesanal.

  • Panetones decorados: Um mercado que cresce a cada ano é o dos panetones decorados. No mercado existem muitas variedades de panetones, contudo os mais “belos” acabam por serem muito caros. Por isso, uma alternativa crescente são os panetones de marcas mais baratas com decoração artesanal. A margem aumenta mais se você souber fazer um panetone caseiro.

  • Fotografia: registrar os eventos de final de ano são essenciais. As festas corporativas, os eventos familiares. É certo que hoje todos tem acesso a um smartfone para registrar suas selfies, que diga-se de passagem não são as mais belas e enquadradas ;D. Se você tem a habilidade e o conhecimento sobre fotografia não perca essa chance.

Existem muitas outras oportunidades. Fique atento ao mercado e EMPREENDA.

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