Entre os 6 estados com previdência própria, Acre é terceiro com pior situação fiscal

Um levantamento feito pela Globo sobre os estados que já aprovaram reformas de seus sistemas próprios da Previdência, aponta que o Acre assume o terceiro lugar, dentre os 6 estados, no ranking de pior situação fiscal. As assembleias legislativas do Acre, Alagoas, Espírito Santo, Maranhão, Paraná e Mato Grosso do Sul já aprovaram projetos que alteram as aposentadorias dos servidores locais.

Na estatística, o Acre, com 4,64, perde apenas para Maranhão, que pontuou 4,02, e Mato Grosso do Sul, que ficou com 3,45. Outros 17 estados mandaram ou pretendem enviar aos legislativos locais textos próprios que alteram pontos específicos da legislação previdenciária. Por ora, apenas Distrito Federal e Bahia ainda avaliam se vão enviar propostas, e Rondônia é o único estado que rejeita alterar as regras para aposentadoria, diz o estudo.

A proposta tem o objetivo de reequilibrar as unidades, a partir de uma revisão de carreiras, correção na alíquota de contribuição e outras mudanças. A inclusão de estados e município foi defendida pelo governo federal na primeira proposta de reforma da Previdência apresentada pela equipe econômica, mas o item acabou sendo retirado do projeto durante a tramitação do texto na Câmara.

O líder do governo na Assembléia Legislativa do Acre (Aleac), Gehlen Diniz, explicou que a Previdência no estado tem um rombo mensal de R$ 50 milhões.

PUBLICIDADE