ContilNet Notícias

Ex-prefeita que fez até hotel para agricultor volta a disputar Prefeitura de Sena

Por REDAÇÃO CONTILNET

Festa de arromba

Toinha Vieira foi a prefeita que mais trabalhou por Sena Madureira. Quem diz isso não sou eu, mas a história. E história não se pode apagar. Neste sábado (30) ela foi lançada oficialmente pelo PSDB e com as bênçãos do vice-governador Major Rocha, pré-candidata a prefeita da capital do Iaco. Foi uma festa muito bonita, prestigiada por centenas de pessoas e pelos deputados Mara Rocha, Cadimiel Bomfim e Luiz Gonzaga. Minoro Kimpara também declarou apoio a Toinha.

Sem cargos comissionados

Centenas de pessoas compareceram a festa de Toinha Vieira por livre e espontânea vontade. Nada daquela plateia repleta de cargos comissionados que, como robôs, marcam presença só para bater palmas para o chefe. E, tadinhos, para não serem demitidos.

Um deles pode ser prefeito

O deputado Ghelen Diniz, o presidente do Depasa, Zenil Chaves e a publicitária Charlene Lima foram lá prestigiar Toinha Vieira. Eles estarão juntos nas eleições de 2020, pelo menos é o que prometem.

Trabalhou muito

Pelo pouco que conheço dos bastidores políticos do Iaco, Toinha Vieira não é um nome fácil de ser abatido. Quem conhece Sena sabe que ela, quando prefeita daquele município, construiu até um conjunto habitacional do padrão do Universitário, com mais de cem casas. Todos foram doadas a pessoas que precisavam de moradia.

Até hotel para agricultor

Ela também fez um hotel para os agricultores, um centro cultural que hoje está abandonado, a Feira Municipal, uma escola modelo, a única com piscina na cidade, vários postos de saúdes, dezenas de escolas, além de asfaltar mais de 20 quilômetros de ruas.

Carlos Pereira

Um dos projetos de Toinha que mais encantou os senamadureirenses foi a banda Carlos Pereira, que reunia jovens tocando até Aquarela do Brasil, e que acabou. Na época, ela destava a imprtancia da banda dizendo que jovem não podia estar com a cebça desocupada.

Boas lembranças

Toinha Vieira também é muito lembrada por ter construído o parque ambiental Padre Paolino e ter distribuído casas de farinha, peladeira de arroz, motores com bombas dágua e placas solares em várias comunidades ribeirinhas e nos ramais de Sena Madureira.

Cazumbá

O projeto Cazumbá nasceu na adminsitração de Toinha Vieira. Lá, ela construiu uma rede de água, escola, posto de saúde e um ramal para que a comunidade tivesso acesso à cidade. Quando Toinha entregou a prefeitura, deixou um médico atendendo os moradores duas vezes ao mês.

Reeleição

O anúncio de reeleição pelo prefeito André Maia embola o meio de campo em Senador Guiomard. Além dele, a professora Branca, o vereador Gilson da Funerária e, possivelmente, Celso Ribeiro pelo MDB. Com três candidaturas, mesmo com todos os problemas por quis Maia passou, ele ainda sai na dianteira por ter a máquina pública nas mãos e o apoio do senador Sérgio Petecão.

O bom jovem

O governador Gladson Cameli será um grande Papai Noel. Adotou todas as cartas da campanha desenvolvida pelos Correios e, ainda estuda, a possibilidade de distribuir bicicletas no final de ano. O Palácio Rio Branco deve contratar cantores regionais para a festa natalina que acontecerá em frente ao Palácio.

Mídia valorizada

Ainda de acordo informações do governador Gladson Cameli, um especialista em licitação deverá desembarcar em Rio Branco para desburocratizar a verba de mídia. O anúncio foi feito pelo executivo em entrevista coletiva. Tem empresário já colocando o sapatinho na janela.

Prefeita Socorro Neri/Foto: reprodução

Sementes

A prefeita Socorro Neri foi bastante elogiada pela ação de distribuir mudas de plantas ornamentais na sede da prefeitura e ainda, adubo para ajudar na jardinagem. Ela plantou boas sementes e a natureza agradece.

Unanimidade

O pensamento de Molion com relação à Amazônia não é unanime e não poderia ser principalmente em terras acreanas. O especialista foi muito criticado pelas redes sociais pelas declarações dadas, principalmente, de que a maior floresta do mundo não é o pulmão da humanidade.

Palestra

Quem assistiu a palestra do cientista, no mínimo ficou com a pulga atrás da orelha e vai repensar sobre o tão falado aquecimento global. Molion é bem convincente em seus argumentos. Outra, é um defensor da floresta, não um incentivador ao desmatamento como falaram por ai.

Fora de área

Quem também recebeu criticas no balde esse final de semana foi o Procon-Ac. Não se manifestou em nenhum momento orientado clientes que foram na madrugada participar do Black Friday em todo o estado.

Punição

O juiz Giordane Dourado postou em sua rede social um alerta, comentando que essa semana por coincidência sentenciou uma loja do Acre por propaganda enganosa durante o Black Friday do ano passado.

Americanizando

O Brasil adora adotar ideias dos Estados Unidos e o Black Friday não foi diferente. O consumidor deve ficar atento, está crescente a cada dia mais o mercado do e-commerce e, juntamente com o lucro das vendas, as lojas virtuais precisam estar preparadas para a quantidade de fraudes que ocorrem frequentemente.

Crimes cibernéticos

Não é à toa que o Brasil está incluso entre os cinco países com mais crimes cibernéticos, de acordo com o relatório da ONU, juntamente com Rússia e China, por exemplo.

Novela mexicana

Está longe do fim a novela com relação as reações adversas sofridas pelas adolescentes do Acre após vacinação HPV. Os pais não aceitam o diagnóstico de histeria coletiva. O Ministério Público entrou em ação, o que surpreendeu foi a audiência com o Ministério da Saúde sem a presença da especialista Maria Emília Gadelha Serra que, de forma corajosa, vem destacando a possível omissão pela USP no caso de exames e procedimentos nas adolescentes acreanas.

O outro lado

Após muitas cobranças, inclusive de deputados da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Acre, o Estudo do Instituto de Psiquiatria, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), revela que a vacina contra o vírus HPV não foi a causa dos problemas de saúde no Acre nas 86 jovens imunizadas que apresentaram complicações com a vacina, no início deste ano no estado.

Documentado

O documento, intitulado ‘Relatório Médico de Avaliação dos Casos de Notificação de Reação Adversa Grave à Vacina contra o HPV no Estado do Acre’, foi entregue na tarde de quinta-feira (28), ao governador Gladson Cameli e ao secretário de Saúde, Alysson Bestene, pelo promotor Glaucio Oshiro, titular da Promotoria de Saúde do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC).

Cessou

Há dias que não se ouve mais tantas reclamações contra o sistema de saúde pública. Venho percebendo uma boa movimentação nos últimos dias nesta área que tem dado tanta dor de cabeça ao governador Gladson Cameli.

Final de ano

Alisson Bestene continua reunindo com a direção de hospitais dos municípios, das Upas e do Pronto Socorro. Ele quer terminar o ano com as farmácias abastecidas e alguns equipamentos funcionando para garantir atendimento aos acreanos que precisam do sistema público de saúde.

Paciência de Jó

Quem conhece Alysson sabe de sua competência, e da paciência que tem em lidar com uma pasta tão problemática, e delicada, como é essa da Saúde. Sei que ele reza todos os dias para o governador Gladson Cameli encontrar logo um nome capaz de assumir este espinhoso cargo, mas ele vem acertando, e deveria ser efetivado.

Sair da versão mobile