Bittar traz mais um ministro ao Acre; ele vai liberar quase seis milhões para o Rio Acre

O Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto estará em Rio Branco na próxima quinta-feira (19) para assinar um convênio na ordem de R$ 5,5 milhões junto ao governo do Acre para a execução da primeira fase do projeto Bacia do Rio Acre. É o quarto ministro que o senador Marcio Bittar traz ao estado este ano.

A principal finalidade da proposta é resolver os problemas das cheias no inverno e a ameaça de desabastecimento de água durante os verões mais intensos.

Bittar vem fazendo uma política macro. Tem tratados de temas relevantes como a relação comercial do Brasil com o Peru, e consequentemente, com o Pacífico. A revitalização do Rio Acre e igarapés como o São Francisco também são pautas importantes que o senador tem tratado.

Treta no andar de cima

Esse final de semana foi marcado por notas do sistema de Segurança Pública e declarações do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). Em extensa nota, o comando da Sejusp afirma que o Estado vem combatendo o crime organizado, mostra, inclusive, estatísticas. Petecão desafiou o coronel Paulo César a ir comer uma pizza na Cidade do Povo.

Recursos

Uma outra frente de dentro da Segurança Pública, articula informações nas redes sociais informando que este ano, a bancada acreana, comandada por Petecão, não alocou emendas para o sistema, com exceção da senadora Mailza Gomes (Progressistas-AC) e o deputado federal Alan Rick (DEM). Mailza destinou R$ 1 milhão para ações de segurança no Alto Acre.

Vai fazer falta

A conta, ou seja, o déficit, pela não locação de emendas está sendo jogado nas costas do senador Petecão. O ex-deputado Luiz Calixto não perdeu a oportunidade para afirmar pelas redes sociais que “político que vota a favor do fundo eleitoral de 3,8 bilhões de reais, tirando dinheiro da Saúde e da Segurança, fica impedido de reclamar do pronto-socorro e da violência”.

Inauguração

O secretário de educação, professor Mauro Sérgio, anunciou para o próximo dia 18 a inauguração de duas escolas cívico militar. Uma em Senador Guiomard e outra na Cidade do Povo. As duas serão gerenciadas em parceria com o Exército.

Segurança

Com certeza, a presença de oficiais do Exército dentro da Cidade do Povo vai ajudar mais na segurança do bairro, assim como, as ações estratégicas de educação previstas para a regional vão tirar crianças e adolescentes das ruas. Será adotado, além da escola cívico militar, um modelo de ensino integral.

Pegou mal

As declarações de Kennedy Silva com relação a destinação do dinheiro supostamente desviado da Emurb favorecendo campanhas de Marcus Alexandre e Raimundo Angelim, assim como do ex-deputado federal Cesar Messias, vindo à baila, colocam água fria na fervura. Logo agora que o PT planejava colocar o nome de Angelim nas ruas.

Metas

Rio Branco cumpre as metas da Organização das Nações Unidas para redução das mortes no trânsito estabelecidas para o período de 2011 a 2018. O ano de 2020 é o último para que as cidades cumpram a meta de diminuir em 50% as mortes no trânsito. A capital do Acre apresentou redução de 64,22 mortes por 100 mil habitantes, atualmente registrando 6,48 mortes/100.000/hab.

Bom gosto

Ficou um luxo a nova decoração de natal entregue pela prefeita Socorro Neri no final de semana. Para deixar a festa mais colorida, além do material já existente, que foi aproveitado, este ano novas lâmpadas e enfeites ajudaram a transformar o visual da cidade.

Cantata

O governo do Acre prepara para o dia 16 a sua programação natalina com uma série de apresentações musicais no Palácio Rio Branco. A decoração, como a coluna adiantou, tem o DNA da primeira dama Ana Paula Cameli.

No parlamento

A deputada federal Perpétua Almeida foi uma das únicas a se manifestar no plenário da Câmara dos Deputados, sobre a falta de produtos para o combate à Dengue. A segunda maior cidade do estado sofre novamente um surto.

Em Madri

O secretário Israel Milani afirmou pelas redes sociais que o Acre vem ocupando lugar de destaque nas discussões sobre o clima, a COP 25, que acontece em Madrid, na Espanha. O governador Gladson Cameli participa do Fórum de Governadores para o Clima e Florestas (GCF) no mesmo evento.

Sem presente

Pessoal que coordena o Senadinho furioso com a negativa do gabinete do senador Petecão para a festa de confraternização desse final de ano. Parece que o 100% popular resolveu fechar a chave do cofre quando o assunto é algum evento ligado ao estado.

PUBLICIDADE