Ícone do site ContilNet Notícias

Ministro do Desenvolvimento adia agenda no AC mas grava vídeo garantindo recursos

Por TIÃO MAIA, PARA CONTILNET

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, que deveria chegar a Rio Branco (AC) nesta quinta-feira 19, adiou sua visita ao Acre. A informação foi dada em Brasília pelo senador Márcio Bittar (MDB-AC), que vinha articulando a visita do ministro para ainda este ano, garantindo que a visita ministerial está confirmada para os primeiros dias úteis do ano que vem.

Canuto deveria vir a Rio Branco para celebrar convênio com o governo do Estado relativo à liberação de R$ 5,5 milhões – recursos destinados às primeiras pesquisas sobre projetos que visam a contenção de inundações no rio Acre e meios para impedir a crise de abastecimento de água potável no Estado durante os períodos de estiagem, quando o rio praticamente seca. Márcio Bittar é o autor dos projetos na área ambiental e vem atuando também em parceria com o ministro Ricardo Salles, do Meio Ambiente, que já esteve no Acre e conheceu de perto os problemas ambientais relacionados ao rio Acre. Para Bittar, a maior tragédia ambiental do Acre se relaciona o principal rio do Estado.

https://www.youtube.com/watch?v=eYqrJ8cUWVk&feature=youtu.be

A se confirmar sua vinda no ano que vem, Canuto será o quarto ministro de Estado a visitar o Acre a partir da ação de Márcio Bittar. Mesmo que Canuto não possa ter vindo ainda este ano, os recursos para o início dos trabalhos em relação ao rio Acre já estão liberados, disse o senador. “É bom quando vem um ministro. A gente conversa, movimenta, ele vê a realidade bem de perto. Mas, independentemente da vinda dele, o dinheiro já está assegurado, inclusive com a publicação no Diário Oficial”, disse.

De acordo com Márcio Bittar, o fechamento do ano em Brasília está muito apertado para a classe política, “pelo menos para quem tem compromissos com o serviço público”. Nas últimas horas, foi aprovado Orçamento Geral da União (OGU) para o ano que vem e isso exigiu dos deputados e senadores, além de membros do Governo, muita dedicação. “O ministro me ligou e disse que, por conta disso, a visita a Rio Branco teria que ser adiada, mas ele ressaltou que tem todo o interesse em nos visitar o mais breve possível”, disse Bittar.

Ao lado de Márcio Bittar, o ministro gravou um vídeo se desculpando por não cumprir a agenda de visita ao Acre em dezembro e anunciou que, graças ao esforço do senador e sua influência junto ao governo do presidente Jair Bolsonaro, os primeiros recursos que buscam a solução do problema já está liberado. “O governo do presidente Jair Bolsonaro agradece por ter um senador tão determinado em encontrar meios de resolver problemas de seu povo”, disse o ministro Cauto. “Este é o primeiro passo que estamos dando para resolver o problema e aqui quero agradecer ao ministro Canuto e ao presidente da República por mais esta parceria”, disse o senador, no mesmo vídeo.

Sair da versão mobile