Com mais de 18 milhões de inscritos, de 54,8 mil escolas do ensino básico, a 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) divulgou a lista dos melhores colocados na competição. Mais de 7.500 alunos vão receber medalhas pelo desempenho. A lista pode ser consultada site da competição.
Criada em 2005, a competição tem objetivos de estimular o estudo da matemática, identificar jovens talentos na área e contribuir para a melhoria da educação básica. A olimpíada é realizada pelo Impa e pelos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Participam da olímpiada estudantes do 6º ano do ensino fundamental a 3ª série do ensino médio.
Nessa edição foram distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata, 5.175 de bronze e 51,9 mil menções honrosas. As cerimônias de premiação da OBMEP 2019 ocorrerão durante 2020, em data a ser definida.
Todos os alunos medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.), do Instituto de Matemática Pura Aplicada (Impa), como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos participantes. A prova da 1ª fase ocorreu no dia 21 de maio. Após a correção, realizada nas próprias escolas, 949.240 estudantes foram classificados para a segunda fase, realizada no dia 28 de setembro.