ContilNet Notícias

Prefeitura de Rio Branco orienta população quanto ao combate ao Aedes Aegypti

Por ASCOM PMRB

O município de Rio Branco vem ao longo dos anos estabelecendo diversas estratégias para o enfrentamento da dengue, zika vírus e Chikungunya, o objetivo sempre é evitar o nascimento e proliferação do mosquito Aedes aegypti que é o grande responsável pela transmissão dessas arboviroses.

Das doenças transmitidas pelo Aedes a dengue é a principal e representa 98% dos casos suspeitos.

O período do inverno amazônico é sempre um desafio para prefeitura considerando as diversas peculiaridades de nossa região como as enchentes, inundações, enxurradas etc., tais intempéries exigem intervenções imediatas da saúde, como também é o período de aumento do número de casos de dengue devido ao acúmulo de água em locais impróprios que servem de criadouro para o mosquito.

Nossa capital apresentou no último levantamento de infestação pelo Aedes aegypti realizado em novembro um alto índice de infestação, que representa uma situação de risco para surto ou mesmo uma epidemia de dengue, zika e chikungunya.

Precisamos manter as estratégias de visitação dos domicílios pelos Agentes de Endemias e Agentes de Saúde, massificar as informações sobre a identificação de focos e possíveis criadouros, realizar os arrastões nos bairros, blitz educativas em parceria com o RBTRANS, atividades educativas nas escolas, vistoria dos prédios públicos, recolhimento de entulhos e limpeza dos córregos pela secretaria de zeladoria, contudo existe uma ação que precisamos do apoio e dedicação de todos: o monitoramento intensivo do seu quintal e de sua residência para identificar possíveis criadouros, isso só você pode fazer, uma vistoria por semana é suficiente, programe-se e estabeleça essa rotina, assim você protege sua família e toda a cidade.

Além disso, o município de Rio Branco inicia uma nova ação inovadora que é o cultivo do repelente natural CITRONELA, para isso a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente estará realizando a distribuição para os moradores do bairro Jorge Lavocat mudas de citronela para avaliar seu efeito posteriormente. Foram produzidas 2 mil mudas no Horto Florestal que serão entregues e monitoradas pelos Agentes de Combate a Endemias.

É uma alternativa segura e sustentável que estaremos testando e caso seja promissor faremos a expansão da estratégia, para garantir a eficácia de sua ação repelente cada morador receberá também um folheto informativo de como plantar e como utilizá-la para repelir os mosquitos.

A dengue em sua forma grave pode levar a óbito por isso, é importante combater o mosquito Aedes aegyptieliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, jarros de flores, pneus velhos, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, caixa d’água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos, lixeiras e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas. Fazendo a limpeza adequada e não deixando água parada que possa servir de reprodução do mosquito Aedes Aegypti você ajuda a prefeitura a proteger a saúde dos moradores e a salvar vidas. 

Sair da versão mobile