Prefeitura prepara plano de contingência para caso de alagamento

Apesar do nível do Rio Acre estar abaixo do que foi registrado no mês de novembro, a Defesa Civil Municipal está atualizando o Plano de Contingência que deve orientar as ações para o caso de transbordamento do Rio Acre neste período de intensas chuvas. A previsão é de que o novo plano, que terá validade para todo o ano de 2020, esteja finalizado até o dia 31, quando o atual perde sua validade.

Coronel George Santos coordena a Operação Inverno realizada pela Prefeitura/Foto: ContilNet

De acordo com o coronel George Santos, chefe da Defesa Civil da capital, o Rio Acre teve um aumento atípico em novembro com as fortes chuvas registradas, principalmente no dia 20, quando a lâmina d’água bateu os 12,04 metros.

“Foi o maior crescimento registrado no mês de novembro e isso se deu por conta de uma forte chuva que ocorreu no dia 16 de novembro, quando choveu 118 milímetros em apenas um dia, ou seja, cerca de 40% do previsto para o mês inteiro”, disse George Santos.

O oficial-bombeiro também informou que a Prefeitura vem desenvolvendo uma série de atividades para reduzir o impacto das chuvas na capital. Tais atividades estão previstas na Operação Inverno, lançada no último dia 03 deste mês.

“A Operação Inverno acontece em todos os bairros de Rio Branco e está baseada em quatro eixos: intervenções nas redes de drenagem e esgoto; limpeza de córregos e igarapés; combate à dengue, zika, chikungunya e leptospirose; e na manutenção de vias”, ressaltou.

PUBLICIDADE